sexta-feira, 26 de abril de 2024

Centenário da Vila Formosa: quando celebrar?

Centenário da Vila Formosa quando celebrar - ZLN

Conheça mais sobre a história da região que é símbolo de contraste social

A Vila Formosa, região pertencente à zona leste de São Paulo, carrega em sua história uma grande e vasta herança cultural. O bairro que hoje é símbolo de um evidente contraste social passou por grandes transformações em sua geografia ao longo dos anos.

Sobre a sua história, alguns afirmam que a região teve origem em 1922, já outros em 1923. Pensando nisso, chegamos a questão: quando celebrar o centenário da Vila Formosa?

Em relação a este questionamento, um levantamento feito pelo pesquisador Celso Lambert aponta três possíveis hipóteses:

 

1ª hipótese:

A primeira observação diz respeito à uma publicação feita pela Prefeitura Municipal de São Paulo, em agosto deste ano, em que obtém-se algumas informações por uma visão governamental sobre a história da região.

Ainda sobre este ponto, em seus estudos o pesquisador destaca a primeira aparição do termo “Vila Formosa”. Este acontece no Diário Oficial de 29 de abril de 1922, nas folhas 3073 a 3076 da “Publicação Particulares”.

 

2ª hipótese:

Seguindo com seus estudos, o pesquisador levanta agora uma publicação da revista Sociedade (1978). Este texto é escrito por José Gonzales, um dos referentes da Sociedade dos Amigos de Vila Formosa.

Para complementar as suas considerações, Lambert destaca ainda um trecho do texto do site da Associação:

“Em 1923, os Srs. Proprietários de uma das maiores glebas de terra da Zona Leste resolveram vender ou lotear toda a imensa área que ligava, desde o alto da Vila Maria, Carrão, Vila Diva até a Cidade São Mateus, suas terras onde hoje se encontram os diversos bairros já formados e onde inclui Vila Formosa e seus subdistritos e que, naquele tempo, era ligada pela velha estrada do Sapopemba”.

Visto isso, de acordo com a associação, a Vila Formosa teria sido fundada em 1923.

 

3ª hipótese:

Para finalizar, o pesquisador traz então um trecho da página 31 do livro “Vila Formosa – Passado e Presente” (1999) de Arlindo Nóbrega, Valdemar Q M e Novaes, destacando o seguinte comentário: “12 de outubro de 1923, quando oficialmente emancipou-se do Tatuapé”.

Por fim, embora hajam diversas discussões sobre a origem desta região, a verdade é que a Vila Formosa guarda até os dias de hoje boa parte de sua herança cultural e patrimonial.

Isso pode ser observado, por exemplo, por meio das diversas praças, que mesmo após revitalizadas, relembram às suas raízes.

Em linhas gerais, caso seja levada em consideração o ponto de vista documental (via Prefeitura), o centenário da Vila Formosa será celebrado em 2022, agora se observada a versão da Sociedade dos amigos da Vila Formosa e do trecho do livro citado na 3ª hipótese, a celebração acontecerá em 2023.

 

Por: Leandro Luz.  Foto: Subprefeitura Aricanduva.

Para conferir outras notícias como esta, acesse a home de nosso site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Search

siga-nos

ENQUETE

Como você avalia a gestão do governador Tarcísio de Freitas?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...
Categorias

Nuvem de tags