sábado, 27 de abril de 2024

Carne e brasa? É de churrasco que estamos falando!

Carne e brasa? É de churrasco que estamos falando!

Por Flávio Silva

Vamos falar um pouco sobre uma paixão nacional. Ah o churrasco!
Churrasco é uma técnica usada para assar carnes na brasa da lenha ou do carvão, no espeto ou na grelha, com sal grosso ou refinado. Churrasco realmente não tem um jeito correto de fazer, temos vários tipos de churrasco: bovinos, suínos, aves, frutos do mar. Tem até churrasco para quem não come carne. Tem o churrasco de churrasqueira, na maioria das vezes com carvão, o de fogo de chão, trincheira, feita na terra com lenha em brasa. Tem sem brasa, por mais difícil que isso seja com as chapas elétricas ou a gás. E ainda temos os CharBroilers que são grelhas caneladas sobre pedras que funcionam a base de energia, e ideais para lugares pequenos ou fechados, esse tipo de churrasco é conhecido principalmente por sua mínima emissão de fumaça, e se equiparam bastante ao gosto do nosso tradicional churrasco gaúcho.

Até os nossos amigos orientais, mais conhecidos por seus alimentos crus, tem sua técnica, mas como sempre com toda sua sutileza, são os chamados “churrasco jingisukan”. São pequenas panelas de ferro com grelhas côncavas onde se grelha basicamente carne de carneiro e vegetais.
A origem do churrasco é um pouco controversa, todos os países latino-americanos reivindicam sua criação, haja vista que nossa “treta” com os nossos hermanos não é de hoje. Mas o primeiro relato que se tem começa na pré historia, quando o homem domina o fogo, passa assar sua caça, e percebe que a carne fica mais macia.

Além do churrasco temos outras técnicas relacionadas às carnes, como os defumados, técnica usada para conservar a carne por mais tempo, sempre em um local que conserva o vapor, com madeira, serragem e ate grãos do nosso dia-a-dia; os embutidos que são carnes processadas com especiarias e conservada a uma temperatura ideal, às vezes por meses.

E nada melhor do que um bom churrasco para juntar as pessoas que amam celebrar a vida. Seja ele de carne, frango, no espeto ou na grelha, o importante e que o ele representa: união, amigos, família!

Flávio Silva é chef formado pela Anhembi Morumbi e especialista em gastronomia fresca, mediterrânea e contemporânea.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Search

siga-nos

ENQUETE

Como você avalia a gestão do governador Tarcísio de Freitas?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...
Categorias

Nuvem de tags