sexta-feira, 26 de abril de 2024

Quanto mais fresco, mais sabor!

Quanto mais fresco, mais sabor!

Por Flávio Silva

Ah, o verão chegou! E com ele aquele clima quente que nos traz disposição, vontade de sair de casa, parar no primeiro barzinho, tomar uma cerveja bem gelada e comer alguma coisa leve e refrescante.

Vai ai uma dica: comidas cruas, sem manipulação ou com quase nenhuma, são a melhor pedida para esta estação, como os Tartares, Ceviches e Carnes Cruas.

Vamos falar um pouco desta comidinhas tão saborosas, nutritivas e que nem todos conhecem ou apreciam.

Sabia que o nosso Tartare, Tartar ou Steak Tartar como todos costumam chamar, são os primeiros alimentos que se tem conhecimento?

O nome vem dos Tártaros, um povo bárbaro que viveu muito antes de Cristo, na Europa Oriental e que cultivavam as  suas carnes frescas, embaixo das celas dos cavalos, para que o sal do suor do animal a conservasse, até que eles pudessem consumi-las.

Temos também o Ceviche ou Seviche, iguaria de origem peruana, feita com peixe cru e o famoso “leche de tigre”, suco da conserva do peixe com alguma fruta cítrica, como o limão, laranja azeda (fruta típica) ou a lima. Com abertura de muitos restaurantes peruanos pela cidades, o Ceviche caiu no gosto do paulistano.

Falando um pouco deste assunto, hoje temos duas novas categorias de dietas, os Biogênicos: alimentação apenas a base de alimentos vivos, que geram vida, como os germens (o embrião dos alimentos), brotos e sementes; E os Bioativos: alimentos que ativam a vida, como frutas, legumes e hortaliças cruas, sem cocção, mais este já é um outro assunto para o próximo artigo.

Vamos consumir mais alimentos frescos e viva o verão!

Flávio Silva é chef formado pela Anhembi Morumbi e especialista em gastronomia fresca, mediterrânea e contemporânea.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Search

siga-nos

ENQUETE

Como você avalia a gestão do governador Tarcísio de Freitas?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...
Categorias

Nuvem de tags