sexta-feira, 26 de abril de 2024

Centro Temporário de Acolhimento é inaugurado em São Mateus

São mais de 2.650 vagas de acolhimento com a implementação de CTAs

A Prefeitura de São Paulo inaugurou na terça-feira (19), na Avenida Sapopemba, em São Mateus, o 13º Centro Temporário de Acolhimento (CTA) para pessoas em situação de rua. O novo CTA poderá acolher 182 homens para pernoite e disponibilizará 50 vagas para atividades de convivência durante o dia.

O serviço será administrado pela Associação Comunitária São Mateus, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social. O centro funcionará 24h por dia ofertando acolhimento, alimentação, participação em capacitações e encaminhamentos para outras políticas públicas. Entre elas está o programa Trabalho Novo, que insere pessoas em situação de rua no mercado de trabalho.

O imóvel foi cedido à Prefeitura, em regime de comodato, pela Gozzi Participações. A empresa também doou as obras e as adequações que foram feitas no prédio para receber o novo equipamento.

No espaço, os moradores em situação de rua serão atendidos por uma equipe multiprofissional com 32 funcionários. O serviço conta com áreas de recepção, atendimento, bagageiro, sanitários, dormitório, dormitório adaptado para pessoas com deficiência, sala de repouso, depósito, refeitório, cozinha, despensa e lavanderia.

O Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) vai fazer os primeiros encaminhamentos para o novo equipamento. No entanto, os moradores em situação de rua interessados nas vagas de acolhimento podem procurar o serviço espontaneamente. Os conviventes também podem ser encaminhados por outros serviços como os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS), Centros de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), Coordenadoria de Atendimento Permanente e Emergência (CAPE), além das demais políticas públicas e órgãos de garantia de direitos.

Segundo a Prefeitura, a rede de Centro Temporário de Acolhimento conta com mais de 2.650 vagas de acolhimento e 800 vagas para atividades diurnas.

Reportagem: Da redação. Foto: Divulgação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Search

siga-nos

ENQUETE

Como você avalia a gestão do governador Tarcísio de Freitas?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...
Categorias

Nuvem de tags