sexta-feira, 26 de abril de 2024

Pesquisa Origem e Destino do Metrô chega à Zona Leste

Pesquisadores enviados pelo Metrô coletarão informações sobre as formas de deslocamentos em 32 mil domicílios na região.

Os moradores dos bairros da Zona Leste da capital paulista receberão os pesquisadores da Origem e Destino 2017, a mais completa pesquisa de mobilidade urbana do país, que irá entrevistar 150 mil pessoas e apurar todas as formas de deslocamentos realizadas na Grande São Paulo e em suas áreas de acesso.

Para a realização da base de dados, os pesquisadores estão nas ruas para coletar as informações em 32 mil domicílios diferentes. As residências são definidas através de sorteio. Os moradores são notificados por meio de carta e recebem informações sobre a pesquisa, uma senha e os telefones para contato, em caso de dúvidas.

O pesquisador usa crachá, colete e tablet, que facilitam a identificação. Ao chegar ao domicílio, deverá informar uma senha, que deve coincidir com a da carta enviada ao morador. Este método aumenta a confiabilidade, garantindo que se trata de um pesquisador enviado pelo Metrô de SP.

O questionário será feito com todos os integrantes do domicílio. A coleta de informações buscar saber quantos, quais e como são feitos os deslocamentos dessas pessoas ao longo do dia. Os tablets utilizados verificam inconsistências nas respostas e auxiliam no georreferenciamento dos locais informados.  Os dados individuais são sigilosos e os mapas de tabulação não identificam quem forneceu as informações.

Realizada há 50 anos, a OD, como é conhecida, analisa o comportamento da metrópole. O levantamento mapeia as atividades socioeconômicas e os deslocamentos dos moradores da Região Metropolitana de São Paulo.

Os resultados da pesquisa são utilizados em modelagens de estudos dos setores de segurança, saúde, educação, logístico e acadêmico. Ao saber com precisão para onde as pessoas estão se deslocando, além de descobrir seus motivos e como elas fazem os trajetos, políticas públicas podem ser aplicadas para o estímulo ao uso de modais de locomoção.

Para mais informações sobre a Pesquisa Origem e Destino, acesse o site do metrô.

Reportagem: Da redação. Foto: Divulgação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Search

siga-nos

ENQUETE

Como você avalia a gestão do governador Tarcísio de Freitas?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...
Categorias

Nuvem de tags