sexta-feira, 26 de abril de 2024

Meio ambiente é tema de palestra e debate em Itaim Paulista

Em comemoração ao Dia Internacional do Meio Ambiente, munícipes e servidores aproveitaram o dia com reflexões e medidas ambientais concretas.

Na segunda-feira, 5 de junho, data em que é comemorado o Dia Internacional do Meio Ambiente, a Prefeitura Regional Itaim Paulista recebeu a equipe do Departamento de Gestão Descentralizada (DGD) Leste 3 para abrir o debate sobre ações de sustentabilidade e preservação ambiental.

Logo pela manhã, as representantes da Secretaria do Verde e Meio Ambiente (SVMA), Simone Alauk e Camila Brazão, aproveitaram a ida até a prefeitura regional para propor medidas ambientais na região. Simone e Camila também conferiram as iniciativas de sustentabilidade já implantadas na área, como a estufa que existe nos fundos do estacionamento da prefeitura regional, onde são cultivadas diversas espécies de plantas.

“Este dia é muito importante, porque estamos nos reunindo para mudar as nossas ações, em busca de uma consciência coletiva que pensa o planeta como um todo, em sua diversidade e nos efeitos que nós humanos produzimos no Planeta Terra”, declarou no debate o chefe de gabinete, Agnaldo Firmino Junior.

Palestra

No período da tarde, foi a vez do palestrante Jetro Menezes, diretor da divisão técnica do DGD, aprofundar questões a respeito do tema “Gestão de Resíduos Sólidos, Educação Ambiental e Coleta Seletiva”. Em formato de aula expositiva, a palestra foi ativa por parte dos que estavam presentes, com questionamentos e esclarecimentos.

Um dos pontos fortes da palestra de Jetro foi a exibição de vídeos, no intuito de conscientizar e introduzir os participantes para a reeducação ambiental, explicando a diferença entre lixo e matéria prima, além de ensinar como fazer adequadamente a seleção de resíduos.

Dia Internacional do Meio Ambiente

O dia 5 de junho foi estabelecido como o Dia Internacional do Meio Ambiente pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas em 15 de dezembro de 1972, durante a Conferência de Estocolmo. Nessa época, houve a ascensão da temática ambiental devido previsões catastróficas sobre o futuro do meio ambiente e o destino da humanidade.

Hoje, a importância de preservar o que ainda temos de recursos na natureza é reconhecida mundialmente. A data tem como objetivo reforçar a necessidade de cuidarmos, sensibilizarmos e iniciarmos a mudança, através de nossas próprias atitudes.

Reportagem: Da redação. Foto: Divulgação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Search

siga-nos

ENQUETE

Como você avalia a gestão do governador Tarcísio de Freitas?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...
Categorias

Nuvem de tags