quinta-feira, 25 de abril de 2024

Escola fundada em Vila Santa Isabel é campeã do Carnaval 2017

Acadêmicos do Tatuapé superou a Dragões da Real e foi eleita pela primeira vez campeã do carnaval paulista no grupo especial.

A Acadêmicos do Tatuapé é a campeã do Grupo Especial do Carnaval 2017 de São Paulo. Em 2016, a escola havia conquistado a vice liderança e esse ano venceu pela primeira vez a competição homenageando a Mãe África e o Zimbabwe.

A agremiação foi a quarta escola a desfilar no primeiro dia de apresentações no Sambódromo do Anhembi, sexta-feira (24). Contabilizando 3.200 componentes divididos em 26 alas e 5 carros alegóricos, a Acadêmicos do Tatuapé desfilou ao som do samba-enredo “Mãe África conta a sua história: Do berço sagrado da humanidade à abençoada terra do grande Zimbabwe”.

Durante o desfile, dando voz a uma mãe que narra as histórias de um filho, a escola contou desde como o solo foi responsável pelos primeiros vestígios de vida até as histórias das primeiras civilizações como Egito, Marrocos e Gana. Finalizando o desfile, a Acadêmicos do Tatuapé homenageou o Zimbabwe, considerada a Terra do Ouro na África.

A leitura das notas aconteceu no sambódromo do Anhembi, na tarde de terça-feira (28). A disputa era liderada pela Dragões da Real até o último quesito, porém a escola recebeu duas notas 9.9, conquistando 269,7 pontos, dos 270 possíveis, e empatando com a Acadêmicos do Tatuapé. O critério de desempate foi o samba-enredo, item no qual a escola da zona leste teve o melhor desempenho.

Após o resultado, integrantes da Acadêmicos do Tatuapé, compareceram à quadra da escola, localizada na Rua Melo Peixoto, no bairro que intitula a agremiação, para comemorar em uma grande festa o tão desejado título.

História:

Foi fundada por Osvaldo Vilaça, o Mala, em 1952, com o nome Unidos de Vila Santa Isabel, em homenagem ao bairro de sua fundação. Apenas em 1964, com a transferência de sua sede para a Rua Antônio de Barros, passou a ser chamada como é conhecida atualmente, Acadêmicos do Tatuapé.

Nos anos 80, viveu uma fase de declínio que resultou na paralisação das atividades da escola em 1986, retornando ao cenário do samba paulista apenas em 1991.

Em 2013, a Acadêmicos do Tatuapé regressou à elite do Carnaval paulista, conquistando o 11º lugar e permanecendo no grupo. Em sua escalada para alcançar a vitória, em 2014, ficou na 6ª colocação e em 2015, na 12ª. Ano passado, a agremiação foi vice-campeã e, após cinco anos consecutivos desfilando no Grupo Especial, a escola se consagrou e conquistou o título de campeã do Carnaval 2017.

Reportagem: Barbara Novaes Foto: Gabriela Bilo (Estadão).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Search

siga-nos

ENQUETE

Como você avalia a gestão do governador Tarcísio de Freitas?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...
Categorias

Nuvem de tags