sexta-feira, 26 de abril de 2024

Os segredos do Céu de Primavera no Carmo

Nos planetários de São Paulo as galáxias florescem na nova sessão dedicada à primavera.

Cada estação é marcada por um conjunto de constelações específico. Isso acontece porque a Terra, em cada ponto de seu percurso ao redor do sol, está voltada para uma região diferente do céu durante a noite. Para quem mora numa grande cidade como São Paulo, em que a poluição atmosférica e a luminosidade dos postes prejudicam o espetáculo de uma noite estrelada, é difícil perceber a nova estação que se inicia. Para contornar essa barreira o Planetário Professor Aristóteles Orsini, localizado no Parque do Ibirapuera, e o Planetário Professor Acácio Riberi, localizado no Parque do Carmo, oferecem uma sessão gratuita especialmente dedicada ao céu primaveril.

A partir do dia 1 de outubro, entra em cartaz a sessão “Os segredos do Céu de Primavera” nos dois Planetários da capital, que desvendarão as principais estrelas visíveis durante a primavera. A constelação que marca as noites dessa estação é a constelação de Pegasus, que representa o cavalo alado da mitologia grega. Nessa sessão também serão mostrados alguns planetas que podem ser vistos a olho nú no céu atual nesse período, como Vênus, Marte e Saturno, conhecido por seu belíssimo sistema de anéis.

A fina flor do espetáculo fica por conta das galáxias: objetos astronômicos de extrema beleza devido à presença luminosa de diversas estrelas agrupadas. Com os recursos do Planetário, uma viagem interestelar nos leva a observar mesmo as galáxias mais distantes que só podem ser visualizadas por telescópios potentes, onde poderemos conhecer um pouco mais sobre suas formas e características. Num piscar de olhos e o público é teletransportado para a galáxia de Andrômeda, uma galáxia do tipo espiral, distante 2,5 milhões de anos-luz do nosso planeta. Logo depois, em mais um salto intergaláctico, o espectador pode se maravilhar com outra galáxia espiral, a galáxia de Sombrero, na constelação de Virgem, localizada a cerca de 28 milhões de anos-luz de distância de nós.

Os Planetários de São Paulo, junto com a Escola Municipal de Astrofísica, em sua missão pedagógica de disseminar conhecimentos relacionados a Astronomia, oferecem diversos cursos gratuitos para os interessados em se aprofundar nesses temas científicos. Para quem ainda pensa que todo o dia o céu é sempre o mesmo, é uma oportunidade única de aprender um pouco mais sobre a mudança das constelações presentes no firmamento. Nada melhor que a primavera para apreciar e se encantar com esse jardim imenso de inúmeras estrelas delicadas e cintilantes, brilhando como buquês de flores na noite.

Serviço
Evento: Na sessão “Os Segredos do Céu de Primavera” são apresentadas as principais estrelas e constelações visíveis no céu durante a Primavera em São Paulo. Além de estrelas, também são mostrados alguns planetas presentes no céu. Com os recursos dos Planetários, uma viagem espacial nos leva a observar as galáxias, onde poderemos conhecer um pouco mais sobre suas formas e características.

Duração: Aproximadamente 45 minutos.
Público Alvo: Público geral (jovens e adultos).
Horários: Sessões gratuitas aos sábados, domingos e feriados: às 12h e 15h, no Planetário do Ibirapuera e às 12h e 17h no Planetário do Carmo, com retirada de senhas a partir de 1 hora antes do início da sessão. A faixa etária mínima para entrada nos Planetários é de 5 anos mediante apresentação de RG ou Certidão de Nascimento.
Custo: entrada franca.

Endereços:
Planetário Prof. Acácio Riberi – Rua John Speers, 137, Parque do Carmo.
Planetário Prof. Aristóteles Orsini- Av. Pedro Álvares Cabral, s/n, Parque Ibirapuera.
Para mais informações acesse o site: http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/meio_ambiente/planetarios/

Reportagem: Assessoria. Foto: Divulgação.

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Search

siga-nos

ENQUETE

Como você avalia a gestão do governador Tarcísio de Freitas?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...
Categorias

Nuvem de tags