sexta-feira, 26 de abril de 2024

Teste de visão gratuito no Parque do Carmo

A iniciativa tem como objetivo alertar a população sobre a importância dos cuidados com a visão.

No domingo, dia 18, das 7h às 10h, os frequentadores do Parque do Carmo, em Itaquera, poderão realizar um teste de visão gratuito. A iniciativa ocorre junto com a etapa de Itaquera do Circuito Popular – conjunto de corridas organizadas pela Secretaria Municipal de Esportes de São Paulo – e faz parte de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Esportes e a Fundação Abióptica – Pelo Direito de Enxergar Direito e faz parte da Campanha Olho Vivo.

A iniciativa, que já passou por capitais como Curitiba, Fortaleza, Brasília e Rio de Janeiro, tem como objetivo alertar a população sobre a importância dos cuidados com a visão.

Caso a equipe de atendimento detecte alguma dificuldade de leitura, a pessoa será orientada a procurar um especialista. Durante o evento, a Fundação Abióptica e a SEME distribuirão material informativo sobre as doenças e cuidados com a visão.

“O último Censo do IBGE, realizado em 2010, detectou que 36 milhões de brasileiros utilizam lentes corretivas. Estudo da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontou que 50% da população mundial apresenta algum problema relacionado à visão. Trazendo esse dado à realidade brasileira, são 100 milhões de pessoas, portanto, há um universo estimado de mais de 60 milhões de pessoas que não usam lentes corretivas. Boa parte dessas pessoas sequer sabe dessa necessidade, por isso, a  campanha tem como objetivo conscientizar e incentivar a população sobre a importância de consultar um médico. Essa iniciativa pretende, também, esclarecer o consumidor sobre os riscos de usar produtos ópticos piratas ou ilegais; orientar sobre as melhores práticas no momento da compra de óculos solares e de receituário”, explica o presidente do Conselho de Administração da Fundação Abióptica, Bento Alcoforado.

O Parque do Carmo fica na Avenida Afonso de Sampaio e Sousa, 3.261 – Itaquera.

Sobre a Fundação Abióptica

A Fundação Abióptica é uma entidade civil, sem fins lucrativos, que tem como missão defender os direitos do cidadão – crianças, adolescentes, adultos e idosos – de enxergar direito. A entidade oferece capacitação profissional e oportunidade de emprego a jovens carentes, entre 16 e 19 anos, por meio do curso de Montador Óptico. Desde 2009, 117 jovens de escolas públicas e projetos sociais comunitários tiveram a oportunidade de se formar e iniciar a carreira profissional. Além da oportunidade de aprender uma profissão e de entrar no mercado de trabalho, os estudantes enxergam nessa iniciativa a possibilidade de transformação social.

Reportagem: Da redação. Foto: Divulgação.

Uma resposta

  1. Olá gostaria de saber se quem já usa óculos pode fazer pois o que usa já está vencido.
    E se fornece a receita para compra do óculos.
    Grata

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Search

siga-nos

ENQUETE

Como você avalia a gestão do governador Tarcísio de Freitas?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...
Categorias

Nuvem de tags