sexta-feira, 26 de abril de 2024

Evento da cultura japonesa neste final de semana

Festival Okinawa promete agitar a região nos dias 6 e 7 de setembro.

O 12º Okinawa Festival acontece nos dias 6 e 7 de setembro, no Clube Escola Vicente Ítalo Feola, mais conhecido como Clube de Vila Manchester, que fica na Praça Haroldo Daltro, s/n. No sábado, dia 6, o evento acontece das 11h as 21h e domingo, dia 7, das 11h as 20h. Para entrar, a organização pede a colaboração de 1kg de alimento não perecível que será doado à entidades assistenciais.

O evento que tem por finalidade divulgar a cultura, a arte, a dança, a música, a culinária e os costumes da Ilha de Okinawa, é promovido pela Prefeitura do Município de São Paulo em parceria com a Associação Okinawa de Vila Carrão, cuja sede fica em frente ao local do festival.

O evento, que nasceu para integrar a colônia okinawana com os moradores da região, cresceu e figura hoje como um dos maiores eventos promovidos pela colônia japonesa na capital paulista.

Além de apresentações típicas da cultura okinawana, como odori, sanshin, taikô, karatê e kobudô, a festa também conta com o que há de melhor na gastronomia japonesa e brasileira. Este ano, mais de 100 barracas oferecem diversos alimentos, produtos nacionais e importados.

Várias atrações de palco devem ser apresentadas, como danças típicas com a participação das maiores academias de dança folclórica okinawana do Brasil, shows com os cantores Joe Hirata, Ricardo Nakase, Ryu Jackson, Satoru Saito, entre outros. As apresentações conjuntas dos grupos de taikô devem reunir este ano mais de 600 jovens. Cerca de 400 atletas vão mostrar diferentes técnicas de artes marciais.

Mais sobre Okinawa
Até o século XV, Okinawa era um reino independente denominado Ryukyu. Ele estava dividido física e politicamente em feudos; dentre eles destacamos três: Nanzan (reino do sul), Chûzan (reino do Centro) e Hokuzan (reino do norte), governados por três diferentes chefes políticos; até que em 1429, Sho Shin unificou os três reinos, proclamando a região de Shuri como capital do Reino de Ryukyu. Desde então, o Shurijo (castelo de Shuri) tem sido o coração da cultura, da política e da economia de Ryukyu. O castelo original foi queimado, durante a Segunda Guerra Mundial, e sua restauração só foi concluída no início da década de 90.

Já em 1609, Ryukyu foi dominado pelo reino de Satstuma (atual Kagoshima), sendo incorporado ao território japonês em 1867, durante a Reforma Meiji, tornando-se assim, Okinawa-ken.

Durante a Segunda Guerra Mundial, a província foi rendida e invadida pelo exército americano, na sangrenta Batalha de Okinawa. Após este trágico incidente, a ilha foi tomada pelo governo americano (por causa de sua localização estratégica) que a controlou até 1972, data em que foi devolvida ao governo japonês. Durante esse período, os Estados Unidos estabeleceram lá várias bases militares, e mesmo após a devolução, os americanos ainda mantém uma grande presença militar no arquipélago.

Apesar disso, Okinawa ainda mantém viva a cultura de seus ancestrais, seja nas tradições, nos costumes, no dialeto e até mesmo na religiosidade.

Reportagem: Da Redação. Foto: Divulgação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Search

siga-nos

ENQUETE

Como você avalia a gestão do governador Tarcísio de Freitas?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...
Categorias

Nuvem de tags