quinta-feira, 28 de março de 2024

Saiba sobre cinomose em cães

A doença é perigosa e afeta, principalmente, os animais jovens.

A cinomose é uma doença que atinge o cão e outros carnívoros, é uma doença viral contagiosa, causada por um paramixovirus.

De evolução quase sempre mortal, foi descrita pela primeira vez em 1809 por Edward Jenner, um médico inglês a quem se deve a vacina contra a varíola.

Mas foi Henri Carré, médico veterinário que, em 1905, descobriu o agente etiológico.

Uma vez manifestada, esta enfermidade cujo prognóstico é sempre desfavorável, somente a administração de soro e o isolamento rigoroso do animal doente podem evitar que outros animais se contagiem. Rigorosas medidas higiênicas e, também, uma grande dose de sorte, poderão contribuir para salvá-lo.

A cinomose afeta, principalmente, os cães jovens. Como não há nenhum tratamento específico para ela, a vacinação é único meio de proteger o cão desta doença quase mortal.

Após um período de incubação de quatro a dez dias em média, o animal aparece com febre (40°C), olhos lacrimejantes, perda ou redução do apetite, muita sede e corrimento esverdeado pelo nariz. Esta fase dura dois ou três dias, surgindo depois os sintomas clássicos da doença.

No sistema digestivo desenvolve diarréia, vômitos, estomatite e amigdalite. No sistema respiratório desenvolve tosse, dispnéia, corrimento nasal e pneumonia. Conjuntivites purulentas, feridas e principalmente convulsões, paralisia, contrações musculares, polineurite e meningite.

Estes sintomas apresentam-se sob várias formas e associam-se de diferentes maneiras no mesmo animal.

Na maioria dos casos, a doença evolui até a morte em alguns dias ou semanas. Em poucos casos de cura, o animal pode apresentar sequelas neurológicas (epilepsia, tiques nervosos ou paralisia dos membros).

“Não existe nenhum tratamento específico para a cinomose. Geralmente, receitam-se antibióticos para prevenir ou tratar as infecções bacterianas secundárias, principalmente de caráter respiratório”, diz o médico veterinário Luiz Cesar Moretti, diretor do Hospital Veterinário 24 horas Vet Popular, localizado na Avenida Conselheiro Carrão, 2694.

Em caso de diarreias e vômitos, podem ser feitos tratamentos sintomáticos em internação hospitalar.

Mas lembre-se, o melhor tratamento contra a cinomose é a prevenção. Por isso, vacine sempre o seu amigo e nunca deixe de deva-lo ao veterinário regularmente.

Mais sobre o Vet Popular 24 horas

O Hospital Veterinário 24h Vet Popular conta com um centro de internação moderno e uma equipe treinada, pronta para atender o seu melhor amigo nas piores horas.

O Vet Popular possui o melhor da medicina veterinária à preços populares.

A unidade fica na Avenida Conselheiro Carrão, 2694, na Vila Carrão. Mais informações: 2093-0867 e 2093-8166.

Reportagem: Da Redação. Foto: Divulgação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Search

siga-nos

ENQUETE

Como você avalia a gestão do governador Tarcísio de Freitas?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...
Categorias

Nuvem de tags