quinta-feira, 25 de abril de 2024

Painel Sustentável: projeto de capacitação profissional é inaugurado em Ermelino Matarazzo

Painel Sustentável: projeto de capacitação profissional é inaugurado em Ermelino Matarazzo
Iniciativa tem como foco desenvolver a comunidade local

A comunidade de Ermelino Matarazzo, na Zona Leste, ganha em 2021 o projeto Painel Sustentável que tem como pilar a economia circular, a partir da reciclagem de garrafas de vidro, capacitação e formação profissional para a transformação desse resíduo e valorização da história local por meio da arte e da consciência ambiental.

Numa parceria entre a comunidade, instituições sociais, profissionais, artistas locais e a Owens Illinois, o projeto acontece no primeiro semestre de 2021, iniciado em janeiro de 2021. A programação, gratuita, oferece oficinas de formação e capacitação para jovens, workshops e palestras para os moradores e alunos de escolas da região, além da entrega de um minidocumentário (sobre o projeto e o bairro) e do Painel Sustentável (obra de arte com 50 m² que resultará das oficinas e ficará exposta permanentemente em local público como um presente para os moradores).

As oficinas regulares de Design em Vidro pelo Método Fusing explorarão a técnica do fusing – aprimorada, ao longo de 10 anos de pesquisa, pelo artista plástico Evandro Damasceno – que permite transformar a garrafa de vidro em peças artísticas pela alta temperatura (800ºC). Evandro ministra as aulas teóricas e vai assinar o Painel Sustentável, construído em pastilhas de vidro reciclado de garrafas, que será criado coletivamente durante as oficinas, tendo como inspiração a história do bairro Ermelino Matarazzo.

 

E tem mais!

Paralelamente, acontecem as Oficinas de Audiovisual (de foto e vídeo) com coordenação do professor Alexandre de Oliveira, cujo resultado final será a produção de um minidocumentário com o registro do processo de reciclagem e transformação das garrafas de vidro até a criação do Painel Sustentável, além e apresentar o bairro com suas histórias e curiosidades. Completando a programação, ocorrem palestras nas escolas sobre economia circular (reciclar / reduzir / reutilizar) e encontros com a comunidade por meio de palestras e workshops com o intuito de conscientizar e informar sobre a importância da economia sustentável, os benefícios da redução de resíduos vítreos e as oportunidades – de trabalho, artísticas e de empreendedorismo – que essa atitude consciente é capaz de gerar para a população.

As oficinas serão realizadas na Fábrica de Vidro Palmares, coordenada pelo líder comunitário Khondi, que é uma instituição especializada na área do fusing artesanal e artístico com foco em garrafas de vidro, gerando economia solidária e transformação pela arte em Ermelino Matarazzo. Sobre o Painel Sustentável, Khondi diz que “espera que o projeto inspire outras comunidades a montarem suas fábricas de reciclagem de garrafas de vidro, retirando-as das ruas e dos rios, gerando renda para artistas plásticos pela transformação do ‘lixo’ em ‘luxo’”.

 

Por que o vidro?

O vidro, que leva milhares de anos para se decompor na natureza, tem infinitas possibilidades de transformação. A elaboração do projeto levou em conta a questão ambiental, diante do baixíssimo valor pago pelas garrafas nos centros de recolhimento de material reciclável, desestimulando o seu recolhimento.

O projeto Painel Sustentável foi desenvolvido após estudos sobre a garrafa de vidro, tendo a técnica desenvolvida por Evandro Damasceno como alternativa para retirar esse resíduo da natureza por meio da reciclagem artística. O local escolhido para dar corpo a esta iniciativa não poderia ser mais apropriado. Além de Ermelino Matarazzo ser um bairro periférico com escassas possibilidades de trabalho e de formação para os jovens, abriga a maior fabricante de garrafas de vidro, a Owens.

Integrar a comunidade ao seu ambiente pela conscientização e geração de renda local, diminuindo o índice de vulnerabilidade e potencializado o sentido de cidadania é o propósito do projeto. “É importante mostrar para os jovens que há possibilidades de trabalho e renda no próprio bairro, partindo da oportunidade de uma formação agregada à versatilidade da reciclagem das garrafas e ao estímulo para a criatividade artística”, finaliza Gisele Rosa, curadora do Painel Sustentável, artista plástica e design de peças feitas com garrafa de vidro.

 

Protocolos para prevenção da covid-19

Durante a realização do projeto serão respeitados todos os protocolos de segurança indicados pelo Governo do Estado de São Paulo (uso de máscaras, viseiras, álcool em gel, medição de temperatura e distanciamento entre as pessoas). As oficinas ocorrem com número menor de alunos em espaço amplo e arejado, e aulas teóricas são avaliadas para o formato online, sempre que necessário, assim como as palestras e os workshops.

Para quem se interessou, mas informações podem ser obtidas pelo e-mail painelsustentavel@gmail.com.

 

Notícia: Da Redação.  Foto: Evandro Damasceno.

Assim sendo, para conferir outros conteúdos como este, acesse a home de nosso site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Search

siga-nos

ENQUETE

Como você avalia a gestão do governador Tarcísio de Freitas?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...
Categorias

Nuvem de tags