quinta-feira, 28 de março de 2024

Serviço de acolhida é inaugurado em Ermelino Matarazzo

Serviço acolhida é inaugurado em Ermelino Matarazzo - ZLN
Unidade presta atendimento às pessoas que vivem em situação de risco e vulnerabilidade social

A região de Ermelino Matarazzo, na Zona Leste, recebeu este mês a nova unidade do Serviço Integrado de Acolhida Terapêutica – SIAT. O espaço, que vai funcionar 24h por dia, foi criado para acolher e acompanhar indivíduos e famílias do Programa Redenção, cujo objetivo é promover atenção à saúde, reinserção social e capacitação laboral daqueles que fazem uso abusivo de álcool e outras drogas e estão em situação de vulnerabilidade ou risco social.

O intuito do serviço é garantir a autonomia e os direitos à saúde, proteção, vida e singularidade dos atendidos. O imóvel possui 60 cômodos, distribuídos em quatro andares, além de subsolo com acesso à rampa adaptada para uso de cadeira de rodas. Os quartos localizados no piso térreo são para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Com investimento de, aproximadamente, R$ 890 mil, as obras das novas instalações foram finalizadas em cinco meses.

 

Serviços

Dentre os serviços oferecidos à população estão acompanhamento em saúde e assistência social, urgência e emergência, tratamento de comorbidades, avanço do tratamento de adicção com diversas possibilidades terapêuticas, reestabelecimento de vínculos sociais e capacitação profissional.

A previsão é de que 60 beneficiários sejam atendidos simultaneamente. O processo para fazer parte do programa Redenção, comumente, tem início nas abordagens de rua, realizadas pelas equipes do SIAT I. Posteriormente, os usuários são encaminhados para o SIAT II. Nesta etapa, eles são acompanhados pelas equipes de saúde e assistência social e, quando estão em condições melhores de saúde e de organização no que diz respeito ao uso das substâncias psicoativas, é feita a proposta de encaminhamento para o SIAT III, serviço destinado ao acolhimento de média permanência (prazo máximo de dois anos).

O SIAT III é a porta de saída do tratamento, o momento de ressocialização. “É aqui que, junto com eles, vamos discutir a reinserção na sociedade, a vaga garantida no Programa Operação Trabalho (POT), para que possam ter renda e voltar ao mercado de trabalho. Ou seja, é uma ação integrada, desde o primeiro acolhimento até a reinserção na sociedade. É dessa forma que vamos recuperar aqueles que estão em situação de extrema dependência”, afirmou Covas, durante a inauguração.

 

Como funciona o tratamento?

Os usuários que ingressam no SIAT não precisam, obrigatoriamente, permanecer no serviço, se isso não for de sua vontade. Aqueles que estão no SIAT IIIl devem preferencialmente seguir o tratamento local, mas tem livre circulação, podendo realizar outras atividades e voltar para o pernoite. A unidade, embora localizada na Zona Leste de São Paulo, atenderá usuários acompanhados pelos SIAT II de qualquer região da cidade.

Um dos serviços disponibilizados é o de acompanhamento em saúde e assistência social, que consiste em discussões entre as equipes, com participação do beneficiário, para propor um Projeto Terapêutico Singular, adequado às suas necessidades. Em caso de alguma emergência, a UPA Ermelino Matarazzo, as UBSs da região e os CAPS AD Adulto e Infantil estarão à disposição para atender o usuário.

Em relação à capacitação profissional, os cursos oferecidos serão: higienização e limpeza, jardinagem e cultivo de horta, reciclagem, arte e empreendedorismo, instalação hidráulica, formação como pedreiro assentador, auxiliar de cozinha, pintor de obras, azulejista, entre outros.

 

Endereço: Av. São Miguel, 1.745, Zona Leste.

 

Notícia: Da Redação.  Foto: Divulgação.

Para conferir outros conteúdos como este, acesse a home de nosso site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Search

siga-nos

ENQUETE

Como você avalia a gestão do governador Tarcísio de Freitas?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...
Categorias

Nuvem de tags