sexta-feira, 19 de abril de 2024

Movimento social pede hospital de campanha na ZL

Movimento social pede hospital de campanha na ZL - ZLN

Região leste é uma das mais afetadas pela Covid-19

Movimento Social — Em abril, no momento em que a Covid-19 avançava nas periferias de São Paulo, vários coletivos culturais da Zona Leste decidiram, por meio de uma live, compartilhar suas vivências no enfrentamento do vírus e pensar ações futuras.

O encontro resultou em uma importante troca de experiências e na definição de uma pauta unificada, a defesa do Hospital de Campanha da Zona Leste. A pauta já vinha sendo elencada pelo Centro de Estudos Periféricos (CEP) da UNIFESP desde o início da pandemia. 

Como resultado dessa articulação, da convergência de interesses e da agregação de outras coletividades e movimentos sociais, em Maio de 2020, nasce a Frente Popular Pela Vida. Seu objetivo central é denunciar  qualquer omissão do poder público para com a população da Zona Leste de São Paulo. Além disso, cobrar ações para manutenção da vida e da saúde de trabalhadoras e trabalhadores periféricas/os . Nesse sentido, a Frente vem desenvolvendo trabalhos diversos, como: levantamento de dados, mobilização nas redes sociais, reuniões com agentes públicos, entre outros.

 

Sobre a Zona Leste

A Zona Leste tem hoje 4,5 Milhões de habitantes, sendo a região mais populosa da cidade, e onde, não por acaso, se concentra o maior número de casos de contaminação e óbitos. São 3.153 contabilizados pela prefeitura até 5 de junho de 2020. Todavia, a região não foi beneficiada nem por um hospital de campanha, nem por outras políticas públicas de prevenção e combate aos danos da Covid-19.

Como pautas centrais, que são baseadas em dados científicos e na orientação da OMS, a FPV luta pelo isolamento total (Lockdown), por tendas de pronto atendimento e testagem nas favelas, por mais kits de testagem, hospitais de campanha e por uma política de acolhimento para pessoas que não conseguem se isolar devido a condições precárias de moradia.

A busca pela unidade e a construção coletiva tem sido a caminhada da FPV. A frente surge como facilitadora das lutas sociais já existentes de enfrentamento aos danos da Covid.

 

Notícia Movimento Social: Da Redação.  Foto: Divulgação.

Para conferir outros conteúdos como este, acesse a home de nosso site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Search

siga-nos

ENQUETE

Como você avalia a gestão do governador Tarcísio de Freitas?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...
Categorias

Nuvem de tags