Vila formosa celebra seu 96º aniversário

Shopping no Anália Franco recebe pista de patinação - ZLN
Shopping no Anália Franco recebe pista de patinação
28 de outubro de 2019
Centro médico inaugura primeiro ambulatório em Itaquera - ZLN
Centro médico inaugura primeiro ambulatório em Itaquera
5 de novembro de 2019

Vila formosa celebra seu 96º aniversário

Vila formosa celebra seu 96º aniversário - ZLN

Conheça mais sobre a história da região que é símbolo da mescla de culturas e classes sociais

A Vila Formosa, distrito localizado na zona leste de São Paulo, celebra este ano seu 96º aniversário. E como parte das comemorações, vale relembrar um pouco da história de uma das regiões que se tornou símbolo da mescla de culturas e classes sociais.

Originado na década de 20, com o loteamento do sítio Casa Grande, a região sofreu por um período com a resistência das pessoas para habitá-la. De toda forma, na década de 50 a zona começa a receber seus primeiros moradores, o que começaria moldar o que se compreendia por Vila Formosa na época.

Alguns fatos se tornaram marcos na história deste distrito, dentre eles: sua primeira rua asfaltada, na época conhecida como Rua Um e hoje como Avenida Doutor Eduardo Cotching.

Embora os efeitos da sociedade moderna sejam evidentes e inevitáveis, quando observamos os mais diversos condomínios de classe média que ocuparam os lugares das antigas casinhas, ainda é possível observar uma forte herança histórica da Vila Formosa, isso por meio das suas mais variadas praças.

 

Curiosidades

Algumas curiosidades também chamam a atenção e dão destaque à esta região, dentre elas:

  • O Cemitério da Vila Formosa que é o maior da América Latina. Inaugurado em 1949, o local conta com uma área de 760 mil metros quadrados;
  • A igreja Nossa Senhora do Sagrado Coração, que recebeu o nome da santa que é padroeira do Bairro. Construída em duas etapas, a paróquia é referência para os fiéis.

Ficou interessado e quer conhecer mais sobre a Vila Formosa?

Atualmente o distrito abriga mais de 110 praças, que lembram aquelas cidades do interior e conta também com várias opções de restaurantes. Vale a pena reservar uma tarde para conhecê-los.

Confira também o documentário com a história completa do bairro.

 

Por: Leandro Luz. Foto: Filmagens 1080p a 4k.

Para conferir outras notícias como esta, acesse a home de nosso site.

Comentários