quinta-feira, 25 de abril de 2024

Fotografia transforma olhares em São Miguel Paulista

Fotografia transforma olhares em escolas públicas de São Miguel Paulista - ZLN

Atividades promovem inclusão cultural e social utilizando a arte como ferramenta

Entre os dias 04 a 16 de outubro, escolas de São Miguel Paulista/SP, receberão diversas atividades culturais em um circuito no caminhão da fotografia, que irá da capital para a cidade com o objetivo de transformar os olhares dos participantes sobre o tema meio ambiente. As ações são do projeto “Arte e Inclusão”, apresentado pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, e Nitro Química, Cristiane Borgo, com apoio da ONG ImageMagica.

 

Empoderamento social pela fotografia

Com o uso de técnicas e ferramentas lúdicas de aprendizado, a iniciativa pretende ensinar a arte e a força crítica da fotografia de um jeito diferente. E, dessa forma, revelar também a importância de cada participante – seja aluno ou professor – para a comunidade e o ambiente em que vivem. 

 

Alunos como agentes de transformação

Os alunos aprendem técnicas de fotografia para que usem o instrumento para refletir sobre o assunto meio ambiente. Cada um produz uma imagem e legenda sobre o tema, com o auxílio dos educadores do projeto. Esse momento é uma oportunidade de eles verem com outros olhos a escola em que estudam.

 

Levando conhecimento ao mundo

Todos estes pensamentos e reflexões concretizados nas imagens se tornam uma exposição na escola, expandindo ainda mais o conhecimento obtido. Além disso, para manter a arte viva no cotidiano da escola, os professores também participam de uma oficina de fotografia, na qual pensam sobre algumas imagens e o significado dela para a sociedade. Assim, se empoderam da ferramenta para aplicar durante as aulas.

 

Serviço

  • Escola: Escola Estadual Engenheiro Hugo Takahashi
  • Datas: 14 15 e 16 de outubro de 2019
  • Endereço: Rua Julião Pereira Machado, 60 – Parque Sonia, São Paulo – SP, 08020-020

 

Por: Julia Sodré.  Foto: Vivienne Mendonça.

Para conferir outras notícias como esta, acesse a home de nosso site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Search

siga-nos

ENQUETE

Como você avalia a gestão do governador Tarcísio de Freitas?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...
Categorias

Nuvem de tags