sexta-feira, 19 de abril de 2024

Estação Brás da CPTM recebe inscrições para mutirão da catarata

Passageiros podem se cadastrar em projeto até o dia 12 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h

Passageiros da CPTM que usarem a Estação Brás, na capital, que atende as linhas 10-Turquesa, 11-Coral e 12-Safira, podem fazer a pré-inscrição para o mutirão da catarata, a partir desta quinta-feira (18). Até 12 de agosto, o posto de cadastramento estará à disposição do público, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

A ação faz parte do projeto “Mutirão de Cirurgia da Catarata”, realizado pelo Instituto São Paulo de Ação Voluntária. Com 17 anos de existência, o projeto já viabilizou mais de 20 mil cirurgias gratuitas nesse período.

A catarata é a perda da transparência do cristalino. O envelhecimento natural das células do cristalino é a causa mais comum da doença, embora haja outras causas como hereditariedade, traumatismo, doenças sistêmicas, congênitas medicamentos e infecções oculares. Em geral, os primeiros sinais da doença surgem depois dos 60 anos.

Não há método capaz de evitar ou prevenir a catarata. O único tratamento eficaz conhecido é a intervenção cirúrgica. O seu aparecimento não pressupõe a necessidade imediata de operação. Algumas cataratas são lentas e outras progridem com mais rapidez. Entretanto, a redução da visão provocada pela doença só pode ser recuperada com a substituição do cristalino opacificado por um artificial, no caso uma lente intraocular.

A iniciativa conta com o apoio da CPTM, que abre espaços em suas estações para atividades ligadas à promoção da saúde e ao bem-estar dos passageiros, e também ações culturais de artistas e instituições parceiras.

 

Serviço:

Local: Estação Brás (Linhas 10-Turquesa, 11-Coral e 12-Safira).

Data: 18 de julho a 12 de agosto, de segunda a sexta-feira.

Horário: das 9h às 17h.

 

Por: Portal do Governo. Foto: José Aldinan.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Search

siga-nos

ENQUETE

Como você avalia a gestão do governador Tarcísio de Freitas?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...
Categorias

Nuvem de tags