terça-feira, 23 de abril de 2024

A cultura vegetariana está se tornando cada vez mais presente nos restaurantes

A cultura vegetariana está se tornando cada vez mais presente nos restaurantes

Os estabelecimentos precisam inovar no cardápio para atender as demandas do público

A cultura vegetariana começou tímida, mas hoje já faz parte de uma quantidade considerável de brasileiros, seja por uma opção nutricional ou adoção ao estilo de vida. Até mesmo quem é carnívoro busca por restaurantes que ofereçam opções vegetarianas no cardápio para conhecer novos sabores ou para sair da rotina de comer carne todos os dias.

De acordo com dados divulgados pela Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), pessoas vegetarianas podem ou não ingerir alimentos derivados de animais. Pensando nisso, os estabelecimentos alimentícios precisam inovar e trazer opções para seus cardápios, mesmo que o seu foco não seja o ramo vegetariano. O restaurante Laencasa, na Vila Carrão, é um local de self-service, com diversas opções de verduras, legumes, saladas e pratos quentes. Fernando, um dos donos, comenta que a demanda por pratos vegetarianos não é tão grande, pois já oferecem opções no cardápio. “Sempre tem um prato vegetariano, menos de quarta-feira. Mas nada que não se pode mudar, depende da demanda”.

O mercado gastronômico vem buscando alternativas para atender o novo estilo. Diego Zanini, 37, é vegetariano desde 2016 e é morador da região da Vila Carrão. Ele conta que sentiu as mudanças do mercado e encontra lugares que oferecem comida vegetariana a um preço acessível. “O mercado tem se adaptado bem a este novo estilo de vida que vem crescendo. Eles perceberam que colocar opções vegetarianas/veganas em seu cardápio é lucrativo”.  Diego ainda conta acreditar que os restaurantes têm mais a oferecer, porém muitas ainda pensam no lucro.

 

Reportagem: Marina Sayuri. Foto: Julio Gomes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Search

siga-nos

ENQUETE

Como você avalia a gestão do governador Tarcísio de Freitas?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...
Categorias

Nuvem de tags