quinta-feira, 25 de abril de 2024

Instituição na Vila Carrão tem coral com crianças carentes da região

Instituição na Vila Carrão tem coral com crianças carentes da região

Centro Espírita criou o projeto de música há 9 anos

O Centro Espírita Bênção de Paz, localizado na rua Lutécia, 679, possui um projeto desde 2009, no qual aulas de música são lecionadas gratuitamente às crianças carentes da região e que estudam na creche do local.

A rotatividade do coral é grande, as crianças costumam permanecer por no mínimo 2 anos com o grupo. O repertório fica por conta do professor e maestro Cláudio Vellozo, o qual  coordena o grupo desde o princípio, juntamente com seu parceiro pianista Rodrigo Garcia.  As crianças costumam se apresentar cantando músicas brasileiras de cantores como Caetano Gil e Chico Buarque.

A creche já existe há 24 anos e possui parceria com o Projeto José de Anchieta, que acolhe as crianças após terminarem sua jornada escolar na creche, com em média  4 anos. A ideia das aulas de música surgiu para abraçar e ajudar no desenvolvimento das mesmas, pois lá elas exercitam seu lado artístico, seu potencial e treinam falar em público, uma vez que já se apresentaram para uma plateia com 500 pessoas.  “A ideia veio mesmo de dar asas a eles, desenvolver o trabalho em grupo. ” relata Cláudio.

O coral já se apresentou em diversos locais fora do Centro Espírita, como por exemplo  Catedral da Sé, Igreja da Consolação e até mesmo na virada cultural de São Paulo. A apresentação mais recente ocorreu no dia 13, no auditório da instituição Bênção de Paz, na qual as crianças festejaram o encerramento das aulas e a comemoração antecipada do Natal.

A instituição cuida e alfabetiza as crianças com dinheiro e materiais doados por pessoas do bairro, além de produzirem uma festa beneficente todos os anos para arrecadação de dinheiro. Para o professor Cláudio a instituição é acolhedora e proporciona às crianças uma oportunidade de uma vida melhor. “Eu tenho aqui dentro toda autonomia e liberdade possível.  É como se fosse minha casa” conta Cláudio, entusiasmado.

Reportagem: Marina Sayuri. Foto: Antonio Gelfusa Junior.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Search

siga-nos

ENQUETE

Como você avalia a gestão do governador Tarcísio de Freitas?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...
Categorias

Nuvem de tags