terça-feira, 23 de abril de 2024

CADES promove workshop na Vila Formosa

Evento apresenta análise das águas dos córregos da região

O Teatro Zanoni Ferrite, localizado no Centro Cultural Vila Formosa, receberá, no dia 8 de dezembro, das 19 às 21 horas, o I Workshop “Águas de São Paulo: Bacia do Aricanduva”.

O evento será realizado pelo Conselho Regional de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz (CADES) da Prefeitura Regional Aricanduva e apresentará os resultados finais do projeto “Córregos do Aricanduva”.

Além disso, com base nos dados apresentados pela análise de qualidade das águas dos córregos da região, será solicitado ao Governo do Estado e a Prefeitura a inclusão dos mesmos no programa de revitalização e saneamento “Córrego Limpo”.

Os alunos do Colégio Soter, Colégio Costa Aguiar, da Escola Santa Marina e do Colégio Formosa iniciaram, em setembro de 2016, a análise da qualidade das águas dos córregos Ipiranguinha, Tapera, Rapadura e do rio Aricanduva.

O projeto

O projeto “Córregos do Aricanduva” é uma iniciativa do CADES da Prefeitura Regional Aricanduva. A ação busca incentivar à popularização da ciência e da responsabilidade social por meio da educação ambiental.

Dessa forma, os alunos atuaram no decorrer de um ano como agentes participativos e multiplicadores das questões ambientais da região. “O projeto trouxe a oportunidade de ter uma noção melhor de como é o ambiente em que vivemos e frequentamos.”, relata Thais Melo, aluna do 2º ano do Ensino Médio, da Escola Santa Marina.

Os alunos constataram nas águas a presença de substâncias como amônia, nitrato e nitrito na leitura dos testes. Outro ponto foi a identificação de grandes quantidades de coliformes, bactérias que habitam o intestino humano e animal, principais indicadoras de contaminação fecal.

“Ao iniciarmos este projeto, pude perceber que nossa conscientização em relação ao meio ambiente melhorou muito. Analisamos e sentimos de perto como está a situação do rio Aricanduva e qual a solução para salvá-lo.”, conta Eduarda Rodrigues, aluna do 2º ano do Ensino Médio, do Colégio Soter.

No Workshop, os alunos integrantes do projeto receberão um certificado de participação pelo estudo e pesquisa desenvolvidos.

O evento é aberto ao público e os estudantes que participarem também receberão um certificado que contará como horas complementares.

Serviço:

Workshop “Águas de São Paulo: Bacia do Aricanduva”
Data: 8 de dezembro
Horário: das 19 às 21 horas
Local: Teatro Zanoni Ferrite – Centro Cultural Vila Formosa
Endereço: Av. Renata, 163 – Vila Formosa

Reportagem: Da redação. Foto: Divulgação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Search

siga-nos

ENQUETE

Como você avalia a gestão do governador Tarcísio de Freitas?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...
Categorias

Nuvem de tags