terça-feira, 23 de abril de 2024

Postos volantes atendem moradores próximos do Parque Ecológico do Tietê

Agentes Comunitários de Saúde fazem ação casa a casa para indicar pontos de vacinação para moradores da área

Agentes comunitários da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) estiveram, nos dias 13 e 14 de novembro, nos bairros Jardim São Francisco e Piratininga, localizados no entorno do Parque Ecológico do Tietê, para informar aos moradores sobre a vacinação preventiva contra a febre amarela.

A ação foi concentrada na quarta-feira (15) em seis postos volantes para atendimento exclusivo dos moradores da região. Estima-se que 11 mil doses da vacina foram aplicadas neste trecho da zona Leste da capital.

A medida preventiva foi anunciada no dia 10 de novembro, após exames confirmarem que um macaco morto no parque portava o vírus da febre amarela. O primata foi localizado em Cajamar, região metropolitana, e chegou doente ao Centro de Recuperação de Animais Silvestres do parque.

Por nota, a Secretária Estadual da Saúde informou que o primata permaneceu isolado em uma sala de recuperação de animais. Além disso, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) realiza monitoramento entomológico do parque desde abril deste ano. Até o momento não foram encontrados os mosquitos Haemagogus e Sabethes, transmissores da febre amarela silvestre.

O parque foi fechado temporariamente ao público de forma preventiva e a vacinação contra a febre amarela continua a ser realizada nas unidades de referência da região apenas para as pessoas que forem viajar para áreas com recomendação de vacinação contra a febre amarela.

Reportagem: Da redação. Foto: Divulgação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Search

siga-nos

ENQUETE

Como você avalia a gestão do governador Tarcísio de Freitas?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...
Categorias

Nuvem de tags