terça-feira, 23 de abril de 2024

Grupo de teatro de bonecos realiza sessões gratuitas na Zona Leste

De 9 a 24 de novembro, o BuZum! encena espetáculo que ensina a importância do uso consciente da água em diferentes espaços culturais na Zona Leste.

O projeto BuZum!  companhia de teatro de bonecos itinerante – realiza, de 9 a 24 de novembro, as últimas apresentações do ano em São Paulo, sua cidade-sede. No total, 42 sessões gratuitas do espetáculo 13 Gotas serão realizadas em frente ao Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes (dias 09 e 10) e em unidades das Fábricas de Cultura, programa da Secretaria da Cultura do Estado – Fábrica de Cultura Sapopemba (dias 16 e 17) e Fábrica de Cultura Cidade Tiradentes (dias 23 e 24).

O nome 13 Gotas surgiu de um estudo realizado pelo Instituto Akatu, que demonstra que se toda a água do planeta coubesse em um balde de 10 litros, somente 13 gotas poderiam ser consumidas pelo ser humano. “Apesar de o planeta ser coberto de água, nem todos sabemos qual volume pode ser utilizado”, conta Mari Gutierrez, diretora do BuZum!. Segundo o estudo, 97,5% da água do planeta é salgada e, portanto, imprópria para uso e consumo. Apenas 2,5% é doce, sendo que a maior parte está em locais de difícil acesso. Desse total, somente 0,26% estaria disponível e acessível ao homem.

O roteiro da peça, escrita por Marília de Toledo e dirigida por Wanderley Piras, apresenta um laboratório em que dois cientistas “malucos” explicam para as crianças, de forma lúdica e sensorial, a importância da água, desde a gestação, quando os bebês estão imersos em líquido uterino, até sua presença nos alimentos, no corpo humano e na natureza. Os diferentes estados da água (sólido, líquido e gasoso) são demonstrados e, da mesma forma, as crianças aprendem como ocorre o ciclo das chuvas.

Utilizando diversas técnicas do teatro de bonecos, os atores mostram que a água está presente no céu, nas nuvens, sob a terra, nos lençóis freáticos, nas lágrimas, no suor, no sangue, nos ossos, pele e cabelo. Com um mapa mundi em cena, as crianças conseguem visualizar em quais pontos do planeta há maior quantidade de água salgada, de água doce, e compreendem por que é vital que esse bem seja utilizado de forma consciente.

Serviço:

BuZum! apresenta 13 Gotas em São Paulo

Data: de 09 e 10 de novembro (quinta e sexta-feira)
Horários: à confirmar
Local:
Endereço: Rua Inácio Monteiro, 6900 – Conj. Hab. Sítio Conceição

Data: de 16 e 17 de novembro (quinta e sexta-feira)
Horários: 9h | 9h40 | 10h20 | 11h | 13h30 | 14h10 | 14h50
Local: Fábrica de Cultura Sapopemba
Endereço: Rua Augustin Luberti, 300

Data: de 23 e 24 de novembro (quinta e sexta-feira)
Horários: 9h30 | 10h10 | 10h50 | 11h30 | 14h10 | 14h50 | 15h30
Local: Fábrica de Cultura Cidade Tiradentes
Endereço: Rua Henriqueta Noguez Brieba, 281

Reportagem: Da redação. Foto: Divulgação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Search

siga-nos

ENQUETE

Como você avalia a gestão do governador Tarcísio de Freitas?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...
Categorias

Nuvem de tags