sexta-feira, 19 de abril de 2024

Movimentos populares protestam contra fechamento de AMAs em Itaquera

Medida anunciada pela Gestão Doria no começo de outubro integra o Plano de Reestruturação da Rede Pública de Saúde.

Movimentos populares de saúde da Zona Leste realizaram na manhã de segunda-feira, dia 23 de outubro, protesto contra o fechamento de oito Assistência Médicas Ambulatoriais (AMAs) na região de Itaquera.

O ato público realizado em frente à AMA Especialidade de Itaquera, na Rua Américo Salvador Novelli, reuniu lideranças comunitárias, pacientes da rede pública de saúde e parlamentares.

A medida anunciada pela gestão João Dória no começo de outubro faz parte do plano de reestruturação da rede pública. As AMAs que serão desativadas são vinculadas às Unidades Básicas de Saúde (UBS). Elas prestam pronto-atendimento em casos menos graves com dores agudas, gripes e febre.

A Secretaria Municipal de Saúde afirmou que os pacientes das AMAs fechadas serão direcionados para Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). No orçamento deste ano, os R$ 124 milhões destinados à construção, adaptação e reformas das UPAs foram congelados pela gestão. Com isso, o fluxo de pacientes nos Pronto Socorros ficou sobrecarregado.

Mesmo com as AMAs ainda abertas, a rotina dos pacientes da cidade é de infinita paciência. “Em julho procurei o posto de saúde daqui de Itaquera e consegui fazer o exame de Papanicolau somente em setembro. Hoje [23 de outubro] peguei o resultado e agendaram o ginecologista para dia 12 de dezembro”, conta a aposentada Laura Costa, de 76 anos de idade. “Com essa demora se tenho algo mais grave como posso receber tratamento a tempo?”, questiona.

Para a vereadora Juliana Cardoso, a alegação de falta de recursos da gestão para extinguir as AMAs não é verdadeira. “Isso é reflexo do decreto do presidente Temer que congelou por 20 anos o orçamento na área de saúde, educação e assistência social. Doria vai fechar as 127 AMAs existentes na cidade.”, disse em sua fala durante a manifestação.

As oito AMAs que serão desativadas na região de Itaquera são as seguintes: Itapema, Jardim Brasília, Cidade Líder 1, Vila Carmosina, Boni 1 e 2, Parada 15 de Novembro e Águia de Haia. Permanecerão abertas as AMA Hospitalar Dr. Waldomiro de Paula e a AMA José Bonifácio 4.

Reportagem: Da redação. Foto: Divulgação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Search

siga-nos

ENQUETE

Como você avalia a gestão do governador Tarcísio de Freitas?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...
Categorias

Nuvem de tags