terça-feira, 23 de abril de 2024

Governo do Estado lança edital para concessão de terminais de ônibus

Na zona leste, os espaços são integrados as estações de metrô Artur Alvim, Patriarca, Vila Matilde, Penha, Carrão, Tatuapé e Brás.

O governador Geraldo Alckmin lançou na quinta-feira (17) o edital de licitação para concessão de 15 terminais de ônibus integrados a estações das linhas 1-Azul e 3-Vermelha do Metrô para a iniciativa privada, por um período de 40 anos.

O objetivo é ampliar o acesso a produtos e serviços aos usuários que passam diariamente pelo sistema e gerar uma receita anual estimada em R$ 27,9 milhões para o Metrô. Essa economia virá da redução de custeio de mais de R$ 24 milhões atrelada à administração, manutenção, operação e vigilância desses terminais, além de aumento de receitas não tarifárias, que hoje representam 10% dos lucros do Metrô.

“Estamos inovando, procurando trazer novos modelos para o setor público de São Paulo. O foco do Metrô é transporte – são mais de quatro milhões de passageiros por dia – e podemos ter empresas especializadas gerindo as outras atividades”, disse o governador Geraldo Alckmin. “Com a concessão dos terminais, vamos dar um serviço de melhor qualidade para o usuário, trazer novas oportunidades de receita e gerar empregos, principalmente no setor de serviços. Tudo isso com investimento privado”, concluiu.

O edital foi publicado nesta sexta-feira, 18 de agosto, e as propostas serão abertas em 17 de setembro. O vencedor será aquele que realizar a melhor oferta financeira. A previsão é que os contratos sejam assinados em dezembro. O lançamento da concorrência pública é uma das fases finais do processo de concessão, que começou em 2016 e contou com consultas e audiências públicas para subsidiar a formatação do melhor modelo de parceria.

Os terminais incluídos no edital são Parada Inglesa, Santana, Armênia e Ana Rosa, da linha 1-Azul, e Artur Alvim, Patriarca norte, Vila Matilde norte, Penha norte, Carrão norte e sul, Tatuapé norte e sul, Brás, Barra Funda sul e turístico, da linha 3-Vermelha.

Somente com a exploração comercial dos espaços internos dos terminais e aproveitamento do espaço aéreo de sete deles (Santana, Ana Rosa, Patriarca norte, Vila Matilde norte, Carrão norte, Tatuapé norte e sul) haverá incremento de receitas acessórias estimadas em torno de R$ 3,7 milhões por ano.

Essas estações poderão ter uso misto, com apartamentos residenciais locáveis nos andares mais altos, salas comerciais nos médios, lojas e espaços de convivência e alimentação nos inferiores. Nos sete terminais edificáveis, o projeto permite uma área mínima de construção de aproximadamente 85 mil metros quadrados e prevê um investimento mínimo de R$ 270 milhões.

Caberá ao futuro concessionário identificar o potencial mercadológico de cada empreendimento de acordo com as características de cada região e terminal. Nos oito demais terminais poderão ser usados somente os espaços da superfície.

Com uma área total de 115 mil metros quadrados, juntos, os 15 terminais em concessão e pontos de ônibus adjacentes recebem uma média de 900 mil passageiros por dia útil, que utilizam 259 linhas de ônibus.

Reportagem: Da redação. Foto: Divulgação.

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