quinta-feira, 25 de abril de 2024

Websérie é exibida em teatro no Tatuapé

A Companhia Estudo de Cena realiza no domingo, 2 de julho, a exibição da websérie “A Farsa: Ensaio sobre a Verdade”, sobre o Massacre de Eldorado dos Carajás, no Engenho Teatral.

A Companhia Estudo de Cena lança no domingo, 2 de julho, os dois últimos episódios inéditos da websérie “A Farsa: ensaio sobre a verdade”, que narra a trajetória do grupo em sua pesquisa sobre o Massacre de Eldorado dos Carajás.

A produção, que será exibida no Engenho Teatral, a partir das 17h30, conta com depoimentos de sobreviventes e busca lançar luz sobre este tema que entrou para a história mundial, no que diz respeito a luta pela terra.

O grupo aproveita a data para realizar a exibição da websérie na integra e convida a população para conhecer a visão de quem viveu diretamente as consequências do massacre. Além de conhecer um pouco mais a pesquisa da companhia sobre os conflitos sociais no Brasil.

O fato que ficou mundialmente conhecido como O Massacre de Eldorado dos Carajás, ocorreu em 1996 na estrada PA-150, no sul do estado do Pará. No dia 17 de abril daquele ano um grupo de trabalhadores sem terra interditou a estrada em ato pela reforma agrária.

A polícia militar agiu, matando oficialmente 19 trabalhadores e deixando 71 feridos. Entre os feridos estava Inácio Pereira, que se fez de morto, foi jogado no caminhão dos corpos e se revelou vivo apenas quando chegou ao Hospital de Eldorado dos Carajás. O acontecimento tornou o dia 17 de abril a data mundial da luta pela terra.

Em 2005, durante a Marcha Nacional pela Reforma Agrária em Brasília, o MST participou do teatro procissão com a apresentação da peça “A farsa da justiça burguesa”. A montagem narra o julgamento fictício do sobrevivente Inácio Pereira.

No momento da apresentação, a Polícia Militar atuou, tentando dispersar as pessoas com uso da Cavalaria, helicópteros e a Tropa de Choque, inviabilizando que a peça fosse apresentada de forma adequada.

Depois da Marcha a montagem não foi retomada pelo MST, devido a sua grande estrutura. Em 2012, a Companhia Estudo de Cena retomou e adaptou a peça, rebatizando-a de “A farsa da justiça”, para ser apresentada nas ruas e espaços de reflexão crítica.

Agora, em 2017, além da temporada de apresentações da peça, o grupo lança a websérie que fala sobre o Massacre, propondo uma reflexão audiovisual sobre a relação entre arte e política.

“A farsa: ensaio sobre a verdade” é a continuidade da pesquisa da Estudo de Cena que une experimento de linguagem com o tema da memória e violência social no Brasil. A série é composta por 21 episódios de, aproximadamente, 8 minutos cada, e está sendo lançada em ações públicas, acompanhados de apresentação teatral, e na internet via canal do Youtube e Facebook. O lançamento dos episódios acontece em 9 cidades do estado de São Paulo.

Serviço:

Exibição na íntegra da websérie – A Farsa: ensaio sobre a verdade
Data: 02 de julho
Horário: 17h30
Local: Engenho Teatral
Endereço: Rua Monte Serrat, 128-160 – Tatuapé
Informações: (11) 99732-8972 (Anderson)
Entrada Gratuita

Reportagem: Da redação. Foto: Fernando Solidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Search

siga-nos

ENQUETE

Como você avalia a gestão do governador Tarcísio de Freitas?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...
Categorias

Nuvem de tags