quinta-feira, 28 de março de 2024

Semana do Brincar é celebrada com oficinas na zona leste

Programação especial busca chamar a atenção da sociedade sobre a importância do brincar no desenvolvimento infantil.

No dia 28 de maio comemora-se o Dia Mundial do Brincar, que é um direito garantido pela Declaração Universal dos Direitos da Criança, a Convenção de Direitos da Criança da ONU e o Estatuto da Criança e do Adolescente – Lei nº 8069/90. Para comemorar esse direito tão importante para as crianças, a Rede Marista de Solidariedade lança um novo site (vamosbrincar.org.br) para que todos tenham acesso a informações sobre os projetos desenvolvidos pela Rede e brincadeiras, de forma mais moderna e de fácil navegação. Além disso, durante a Semana Mundial do Brincar, as unidades da Rede Marista de Solidariedade realizam no Paraná, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e São Paulo diversas atividades que visam o resgate do direito da criança ao brincar.

Em São Paulo as atividades serão realizadas nos Centro Sociais Maristas Itaquera, Ir. Lourenço e Robru, na zona leste da cidade. Durante a semana serão realizadas oficinas de brincadeiras e brinquedos recicláveis, tenda da biblioteca, sala de jogos, karaokê, bolhas de sabão, cabo de guerra com tecido, dança das cadeiras, brincadeiras com argola, pular corda, colagem de chitas nos postes, pipa de mão, brincadeiras livres e tradicionais com as crianças e famílias na praça.

Segundo Viviane Silva, gerente educacional da Rede Marista de Solidariedade, o site “Vamos Brincar” foi criado com o objetivo de garantir mais tempo e mais espaço para o livre brincar no dia a dia das crianças. “Oferecemos um canal para que crianças e seus familiares, professores e educadores possam registrar e encontrar, a partir de relatos, fotos e vídeos, as mais variadas brincadeiras que aprenderam ou inventaram com muita imaginação e criatividade”, explica.

A Rede Marista de Solidariedade acredita que cada criança é única e tem o seu jeito especial de brincar. Reconhece a criança como um sujeito de direitos, e compreende o brincar como uma importante e privilegiada forma de expressão para a socialização, o convívio familiar, o desenvolvimento integral e a expressão de valores culturais.

Reportagem: Da redação. Foto: Divulgação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Search

siga-nos

ENQUETE

Como você avalia a gestão do governador Tarcísio de Freitas?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...
Categorias

Nuvem de tags