quinta-feira, 28 de março de 2024

Jardim Anália Franco recebe ação “Faça Seu Bairro Lindo”

Moradores da região apoiam o programa, mas não concordam com a escolha do local.

No dia 20 de maio, sábado, aconteceu o Programa “Faça Seu Bairro Lindo”, lançado pelo prefeito João Doria no dia 2 de maio, no Jardim Anália Franco, bairro considerado de alto padrão na zona leste, pertencente a área de atuação da Prefeitura Regional Aricanduva/Formosa/Carrão, na divisa com o perímetro de responsabilidade da Prefeitura Regional da Mooca. A iniciativa trata-se de um programa regionalizado de zeladoria urbana, que acontece durante todo o mês de maio nas 32 prefeituras regionais.

As ações do programa “Faça Seu Bairro Lindo” aconteceram, a partir das 8h horas da manhã, na Rua Canuto Abreu, em frente ao portão principal do CERET e percorreram as demais ruas no entorno. A mobilização foi desenvolvida, prioritariamente, por voluntários e contou com serviços como raspagem de lambes-lambes, pintura de guia, varrição, etc. A Prefeitura Regional Aricanduva disponibilizou os equipamentos e materiais necessários para os trabalhos de zeladoria.

Para incentivar ainda mais a participação da Sociedade, a Secretaria de Prefeituras Regionais realizou o concurso “Bairro Lindo do mês”.

O vencedor será escolhido por uma comissão que analisará três critérios: efetividade (se de fato o trabalho de zeladoria foi realizado), engajamento (número de pessoas da comunidade que participaram) e abrangência (tamanho do local revitalizado).

O contraponto

A equipe do SP Jornal ouviu a opinião de moradores da Vila Formosa e Vila Carrão sobre a escolha do local de atuação do programa “Faça Seu Bairro Lindo”. O principal questionamento é em relação a mobilização da Prefeitura Regional numa área considerada de elite, sendo que demais pontos da região precisam de cuidado.

Para a empresária Isaura de Oliveira, moradora da Vila Formosa, é necessário dar mais atenção para praças abandonadas no bairro. “A praça que fica em frente ao Extra com a Rua Vênus, Arapoca e Aracê está totalmente abandonada, cheia de buraco. Já vi pessoas idosas e deficientes caírem e se machucarem.”, relata.

Fernanda Melles, moradora da área, não vê como um problema as ações começarem pelo Jardim Anália Franco, se outras providências forem tomadas em pontos mais precários. “A subprefeitura passou os últimos 4 anos totalmente ausente do bairro, tanto que as ruas estão esburacadas, praças ficaram largadas. Não vejo como um problema começar por essa área se depois também arrumarem as outras regiões.”

Outros moradores ainda apontam diversos problemas em outras áreas de responsabilidade da Prefeitura Regional Aricanduva. “Aquela praça que fica ali no começo da Abdo Salem com a Cipriano Rodrigues está totalmente cheia de mato. Parece uma selva. Já na Manuel Figueiredo, existe dois buracos no meio da rua que precisam ser tapados.”, comenta Murilo Neri, morador do bairro Jardim Record, localizado entre a Vila Formosa e a Vila Carrão.

Os cidadãos interessados em participar do “Faça Seu Bairro Lindo”, basta entrar em contato com a Prefeitura Regional Aricanduva pelo telefone 3396-0800.

Serviço:

Programa “Faça Seu Bairro Lindo” – Prefeitura Regional Aricanduva
Local: Jardim Anália Franco.
Dia: 20 maio de 2017
Horário: das 08:00 às 17:00 horas
Concentração: Rua Canuto Abreu – (Portão principal do CERET)

Ruas dentro da programação
Rua Canuto Abreu (+ ou – 200 metros)
Rua Eleonora Cintra (+ ou – 1.510 metros);
Rua José Alexandre Almeida Luiz (+ ou – 180 metros);
Rua Antônio Alves Barril (+ ou – 500 metros).

Reportagem: Barbara Novaes. Foto: Divulgação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Search

siga-nos

ENQUETE

Como você avalia a gestão do governador Tarcísio de Freitas?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...
Categorias

Nuvem de tags