terça-feira, 23 de abril de 2024

Aluno de escola no Tatuapé ganha bolsa para Stanford

Artur Barbosa realiza financiamento coletivo para cobrir despesas da viagem.

Segundo o relatório anual Open Door, realizado pelo Instituto de Educação Internacional, entre 2013 e 2014 o número de brasileiros que deixaram o país para estudar nos EUA aumentou 78%.

Os índices comprovam o crescente interesse do estudante brasileiro de ingressar em uma das melhores universidades do mundo e garantir uma formação de qualidade, contribuindo para sua colocação no mercado de trabalho.

Para Artur Barbosa, de 17 anos e morador da Vila Antonieta, estudar em uma universidade americana também é um sonho, que está cada dia mais perto de se concretizar.

Estudante do ensino médio integrado ao técnico na ETEC Martin Luther King, no Tatuapé, Artur destina várias horas do dia aos estudos. “Minhas aulas começam às 8h e vão até às 16h40. Chego em casa por volta das 18h e dedico o resto do dia a estudar para provas e fazer trabalhos escolares.”, completa.

No início de abril, o estudante foi selecionado para participar do programa Institutos de Verão Pré-Universitário (Pre-Collegiate Summer Institutes), oferecido pela Universidade de Stanford, na Califórnia.

Artur cursará uma matéria focada em Ciências da Computação com bolsa integral para alunos de baixa renda, que inclui refeições, materiais, acomodação, atendimento médico e o translado do aeroporto até a universidade.

Durante o período de 17 de julho até 05 de agosto, o curso de verão também promove atividades extracurriculares como futebol, xadrez, frisbee, teatro, natação, entre outras e realiza excursões para pontos turísticos da cidade e museus.

Artur conta que, além de excelentes notas no boletim, os interessados passam por um processo seletivo de avaliação rigoroso. “Foi preciso escrever diversas redações pessoais, do tipo ‘Se descreva como estudante’ ou ‘Por que você quer estudar em Stanford?’. O processo também exige a listagem e descrição das atividades extracurriculares do aluno, 2 cartas de recomendação escritas pelos professores, os boletins escolares e as linguagens de programação que o estudante está familiarizado.”

O programa não exige teste de proficiência, o chamado TOEFL. Apesar de nunca ter feito curso de idiomas, desde o início de 2016, Artur reserva uma hora por dia para desenvolver o inglês através da internet, consumindo palestras, livros e podcasts. Não se considerando fluente, o garoto vê na viagem uma oportunidade de melhorar a língua.

Para o estudante, além da alta performance acadêmica, é necessário um diferencial para ser aceito em Stanford. “A universidade busca, além de alunos com ótimo desempenho escolar, aqueles que tenham algo diferente para acrescentar. No meu caso, os últimos bimestres tinham apresentado notas excelentes, mas creio que o que mais contou foram os projetos que estou envolvido. Um exemplo, é o Passei Fácil, que se contextualiza bastante com a minha história e tem tomado um crescimento considerável.”

Mesmo com a conquista da bolsa, Artur realiza um financiamento coletivo para arcar com as despesas da viagem. A ideia surgiu por influência de participantes do programa nas versões anteriores, que por conta de suas condições financeiras, também tiveram que fazer “vaquinha online” para custearem as passagens aéreas, passaporte, visto e gastos pessoas, não cobertos pela bolsa.

Entusiasmado com a viagem, o estudante projeta grandes expectativas com a oportunidade. “Essa é a minha primeira viagem internacional e ela ocorrerá justo para um dos lugares que sempre quis ir, e em umas das melhores universidades do mundo. O programa conta com jovens de todos os países, então espero fazer novas amizades e conhecer pessoas com backgrounds totalmente diferentes do meu.”, revela.

Com apoio da família, o garoto ainda não tem planos para quando regressar. Porém, visa a possibilidade de disseminar a experiência adquirida para os estudantes brasileiros. “Considero traduzir o curso e repassar de forma gratuita para que mais jovens possam adquirir os conhecimentos. Isso, é claro, se a universidade permitir.”

Pessoas e empresas interessadas em auxiliar o Artur podem contribuir através do site https://www.vakinha.com.br/vaquinha/artur-rumo-a-stanford.

Reportagem: Barbara Novaes. Foto: Reprodução.

2 respostas

  1. Parabéns Artur! Que seu exemplo inspire mais jovens a seguir este brilhante caminho….Que Deus te abençoe e te acompanhe na ida e na volta!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Search

siga-nos

ENQUETE

Como você avalia a gestão do governador Tarcísio de Freitas?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...
Categorias

Nuvem de tags