quarta-feira, 24 de abril de 2024

Estúdio no Tatuapé oferece tatuagens grátis

Ação social atende mulheres que foram mastectomizadas ou vítimas de agressão doméstica.

Segundo levantamento do Datasus (Departamento de Informática do SUS), no período de 2008 a 2013, 63,5 mil mulheres brasileiras realizaram a mastectomia, cirurgia que consiste na retirada total dos seios para tratamento do câncer de mama. Esse número aponta que a cada 40 minutos uma mulher brasileira executava o procedimento.

Outro dado alarmante é o do Mapa da Violência 2015, elaborado pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso). De acordo com o estudo, cinco mulheres são espancadas a cada 2 minutos no Brasil. Em comparação com 2014, o número de relatos de violência doméstica cresceu 44,74%.

Em apoio às vítimas do câncer de mama e da violência doméstica, o estúdio de tatuagem Art Comics Tattoo, localizado no Tatuapé, realiza o projeto “A favor da vida”. A ação oferece tatuagens gratuitas com o intuito de recuperar a autoestima da mulher e auxiliá-la no processo de superação.

Roberto Santos Silva, gerente do estúdio, relata que o “A favor da vida” surgiu do desejo de ajudar o próximo. “Para quem acredita, todos nós temos uma missão e eu acredito que a minha é servir as pessoas com aquilo que faço de melhor. Acredito que Christian Cetra, tatuador e dono do espaço, diria que algumas coisas precisam ser feitas para ajudar as pessoas e ninguém mais está fazendo, então é meu dever mostrar como se faz.”, diz Roberto.

O estúdio disponibiliza ao projeto três serviços: Restauração aréolo-mamilar com micro pigmentação 3D, para mulheres que realizaram a mastectomia e reconstruíram o seio através de cirurgia plástica; cobertura de cicatrizes, com o objetivo de apagar marcas em decorrência da violência doméstica; e tatuagens de frases de autoestima ou motivacionais, para mulheres que tenham passado por qualquer uma das situações e queiram registrar algum texto que as motivem.

O estúdio garante o sigilo das informações encaminhadas. “A seleção das candidatas é feita através da liberação médica para o procedimento, se ela ainda está em tratamento de químio, rádio ou hormônio, não fazemos a aplicação. As cicatrizes devem ter mais de um ano e também devem estar mais claras quanto possível. Além disso, avaliamos o estado emocional da candidata, sem a pretensão de avaliar o psicológico uma vez que não temos gabarito técnico para tal, porém precisamos da certeza de que a paciente quer realmente realizar a aplicação para que não haja arrependimentos.”, explica Roberto.

Para participar, as candidatas devem ter mais de 18 anos de idade e encaminhar um e-mail para afavordavida@artcomicstattoo.com.br contando sua história, enviar laudos médicos comprovando a liberação para o procedimento, fotos e, em caso de violência doméstica, o boletim de ocorrência.

A prioridade entre as candidatas é estabelecida de acordo com o histórico encaminhado. Roberto ainda conta que o estúdio já começou a seletiva para as candidatas de maio. “Serão 08 mulheres em maio. Em julho, quero poder fazer 16 e conseguir que alguns estúdios parceiros também possam aderir à campanha.”

Para o tatuador, o projeto é mais do que uma ação para ajudar o próximo, também auxilia na disseminação multicultural da tatuagem. “Um dia, talvez possamos retirar o último vestígio de preconceito da tatuagem e mostrar que ela pode até salvar vidas.”, finaliza.

Reportagem: Barbara Novaes. Foto: Divulgação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Search

siga-nos

ENQUETE

Como você avalia a gestão do governador Tarcísio de Freitas?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...
Categorias

Nuvem de tags