terça-feira, 16 de abril de 2024

Maior piscinão da cidade de São Paulo é inaugurado na Vila Prudente

Com capacidade de 850 mil metros cúbicos, reservatório no rio Tamanduateí beneficiará 1 milhão de pessoas

O maior piscinão da cidade foi inaugurado nesta quarta-feira (1º) na Vila Prudente, Zona Leste da cidade. Com capacidade de 850 mil metros cúbicos, o Piscinão Guamiranga vai beneficiar 1 milhão de pessoas com melhoria da drenagem do rio Tamanduateí. A obra foi realizada pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) da Secretaria Estadual de Saneamento e Recursos Hídricos. A operação e a manutenção serão realizadas pela Prefeitura de São Paulo.

“Com esta parceria estamos inaugurando o primeiro dos 19 piscinões que, ao longo de 4 anos, vamos inaugurar na cidade. Temos hoje 20 piscinões, então vamos praticamente dobrar esse número com um investimento muito forte. Tudo isso tem como objetivo minimizar as enchentes na cidade“, afirmou o prefeito João Doria. Durante a inauguração, o Governo do Estado cedeu para a Prefeitura em caráter definitivo o equipamento. Sua administração será realizada pela Secretaria Municipal de Prefeituras Regionais.

O novo reservatório foi construído em uma área de 70 mil metros quadrados entre a Avenida Dr. Francisco Mesquita, a Rua Patriarca e o Viaduto Grande São Paulo. O equipamento é formado por três células de captação, reservamento e escoamento de água, com quatro comportas e seis bombas com capacidade de 850 litros por segundo. O objetivo da obra é melhorar a macrodrenagem da região, retendo as águas do Tamanduateí quando ocorrem chuvas intensas.

“A várzea pertence ao rio, mas infelizmente estas áreas acabaram sendo ocupadas. O piscinão é a várzea moderna, uma maneira de consertar: na tempestade, ele segura a água, em uma solução de engenharia muito bem feita”, disse o governador Geraldo Alckmin. O governo estadual foi responsável pela construção de sete reservatórios na cidade.

O piscinão recebeu investimentos estaduais de R$ 160 milhões. As obras duraram cerca de 4 anos e incluíram a descontaminação do terreno, que na década de 50 abrigou um parque industrial e apresentava altos índices de metano e metais pesados. No total, foram retirados do local 138,3 mil metros cúbicos de material contaminado. O trabalho incluiu ainda monitoramento de toda a área, controle de águas superficiais e subterrâneas (lençóis freáticos) e implantação de postos de monitoramento de emissão de gases.

Reportagem: Da redação Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Search

siga-nos

ENQUETE

Como você avalia a gestão do governador Tarcísio de Freitas?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...
Categorias

Nuvem de tags