sexta-feira, 19 de abril de 2024

Balanço de gestão na Mooca

Subprefeito Evando Reis apresenta balanço dos 2 anos de sua gestão.

Sob olhares atentos da sociedade civil, do setor empresarial e político, recentemente o Subprefeito Evando Reis apresentou o balanço dos dois anos a frente da Subprefeitura Mooca.

Reis palestrou para várias lideranças locais, políticos, comerciantes, empresários e munícipes dos distritos da Mooca, Tatuapé, Brás, Pari, Belém e Água Rasa, enfatizando os serviços de zeladoria do último período, observando o aumento dos serviços prestados em relação aos anos que o antecederam.

Evando destacou a reforma realizada no CEE Salim Farah Maluf, mais conhecido como Clube Escola Mooca, com a devida anuência de SEME, que administra o local, que consistiu na troca dos muros tipo “paliteiro” pelos gradis, padrão Parque, aumentando a segurança aos usuários e deixando visível aos pedestres e motoristas, que passam pelas vias lindeiras ao Parque, suas belas árvores e equipamentos importantes como a Subprefeitura Mooca, uma Unidade Básica de Saúde, duas Escolas Municipais, uma Biblioteca, uma unidade da AACD e a 4E entre outros, fazendo do local um grande condomínio.

Nesse sentido, o Subprefeito entendeu, que apesar da área do Parque não estar sob sua responsabilidade administrativa, seria muito importante investir no local, uma vez que atende uma grande parcela da comunidade. Logo, reformou duas cabines primárias de energia e, junto à Secretaria de Serviços, solicitou a troca do sistema de iluminação, a ser implantado em julho de 2016. Ainda no quesito segurança, o subprefeito e a Polícia Militar, firmaram uma parceria, na qual a PM implantará uma base no interior do Parque, que em conjunto com a GCM trará mais tranquilidade aos usuários, inibindo ações de meliantes e desocupados.

Quanto às intervenções realizadas na área da Subprefeitura Mooca como um todo, de 2014 até agora, destacam-se o plantio de mais de 1400 árvores, mais de 100 mil metros lineares de limpeza manual de córregos, reforma de mais de 10 mil bocas de lobo e poços de visita, executados cerca de 17 mil metros lineares de reforma de guias e sarjetas, revitalização de canteiros, com 920 m² de rampas de acessibilidade em 2015 e 275 m² no primeiro trimestre de 2016. Foram também revitalizadas 20 Praças na área da Subprefeitura (Orozimbo Maia, GRADIL Parque Subprefeitura Mooca, Canteiro na Av. Celso Garcia, Largo S. José do Belém, Piqueri, Pç. Louveira, Largo Nossa Sra. Do Bom Parto, Praça Cantinho dos Imigrantes, General Humberto de Souza Melo, Simão de Toledo Pizza, Roberto Xavier, Adutora Rio Claro, Pç. Ilo Otani, Paraça Kantuta, Pedro Quarto Marine, Nossa Senhora das Oliveiras, Praça Professor Osório de Almeida, Praça Dr. Eulógio Emilio Martinez, Praça Cajobi, Pista de Skate), através de recursos advindos de repasse da Câmara Municipal e de emendas parlamentares.

Essa gestão também implementou em sua área o Programa Rua Aberta, realizado aos domingos, das 10h às 16h, que consiste na apropriação do espaço público pela população para a prática de esportes, uso de bicicletas, patins, skate, performance cultural, etc.

O Programa Cata Bagulho recolheu 498.413 toneladas de resíduos sólidos, 3.196.400 m² de corte de grama, 7.694 atendimentos com poda e remoção de árvores, 55.944 m² de asfalto entre 2015/2016, a galeria da Rua Canuto Saraiva, Leocádia Cintra e São Caetano, eliminando pontos de inundação na região, 22.892 atendimentos de tapa buracos, Contamos com 8 Eco Pontos em locais estratégicos para recebimento de resíduos sólidos onde o munícipe pode depositar até 1m³ por dia, 1964 demandas, entre elas SACs MP Ouvidorias solicitações de vereadores entre outros expedientes, 2039 Processos, entre eles embargos de obras, Licenças de Funcionamento e demais posturas Municipais, Ações de Fiscalização Conjunta com PM, GCM, PSIU, Vigilância Sanitária.

No período de 2014 a 2015 foram executados 17 mil serviços de reformada de guias e sarjetas e mais 13 mil devem ser executados este ano, revitalização de 20 canteiros e praças com 920 m² de rampas de acesso em 2015 e 275 m² em 2016. A Subprefeitura Mooca acaba de firmar Convênio com o Instituto Federal São Paulo/Campus São Paulo. A parceria pretende disponibilizar, num primeiro momento, para a população da região, a assessoria consultiva nas áreas de engenharia e arquitetura para a elaboração de pequenos projetos. Um dos objetivos do convênio é fomentar e ajudar os pequenos e micro empresários locais a projetar parklets (espaços de convivência instalados em logradouros públicos).

Eventos sociais é uma marca desta gestão. Aniversários dos Distritos, 458 e 459º Aniversário Mooca, 1ª e 2ª Mega Ação Social, Feiras Gastronômicas, Moocarnaval, Carnabelem, Carnatatu, Feiras de Artesanatos, Dia das Crianças, Natal, contribuem para o desenvolvimento local e geração de renda na região, criando novos postos disponibilizando lazer e entretenimento a baixo custo para a população.

Durante o café da manhã oferecido pelo subprefeito, também foi apresentada a nova parceria com o “Distrito Mooca” ONG que propõe utilizar espaços ociosos da região para fomento de ações culturais e desenvolvimento local.

Reportagem: Assessoria. Foto: Divulgação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Search

siga-nos

ENQUETE

Como você avalia a gestão do governador Tarcísio de Freitas?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...
Categorias

Nuvem de tags