quinta-feira, 28 de março de 2024

Museu da Imigração recebe tradições chinesas na Mooca

Programação gratuita festeja com atrações típicas o Ano Novo Chinês.

O Museu da Imigração – instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo – comemora pelo segundo ano consecutivo uma das mais importantes festividades da cultura chinesa, o Ano Novo Chinês. Tradicionalmente comemorado no bairro da Liberdade, em São Paulo, alguns destaques do evento anual chegam ao Museu no dia 20 de fevereiro, sábado, a partir das 14h, com entrada gratuita e livre para todas as idades.

O público terá a oportunidade de conhecer um pouco dessa tradicional comemoração a partir das 12h, com um food truck de comidas chinesa. Em seguida, às 14h, tem escrita do Mestre Ming, uma atividade em que o participante leva para casa o seu nome em chinês. Às 15h, iniciam as apresentações da Dança do Dragão, Dança do Leão e Kung-Fu com a academia ATS Garra de Águia, finalizando com uma performance com máscaras, o Bian Lian Chinês.

Às 16h, inicia a aula de culinária com Bruna Kao, especialista em comida chinesa e do sudeste asiático. Kao mostra como se prepara o “JiaoZi” (também conhecido como dumpling ou guioza), prato principal do Ano Novo Chinês que simboliza a fartura. A iguaria é uma espécie de bolinho cozido, recheado de vegetais, carnes e peixes. As vagas para participar são limitadas, e necessitam de inscrição, que podem ser feitas previamente pelo endereço inscricao@museudaimigracao.org.br

O ano chinês 2016 (4714), regido pelo animal sagrado “o macaco”, começa oficialmente em 9 de fevereiro de 2016. Durante os festejos, as pessoas prestam agradecimentos à terra, aos céus, aos deuses do lar e aos ancestrais da família. Os parentes falecidos são lembrados com grande respeito, uma vez que foram responsáveis pela fundação e consolidação da fortuna e glória da família. A data é celebrada em São Paulo, oficialmente no bairro da Liberdade.

O Museu da Imigração fica na Rua Visconde de Parnaíba, 1316, no bairro da Mooca, em São Paulo. O horário de funcionamento é de terça a sábado, das 9h às 17h, e aos domingos e feriados das 10h às 17h. O ingresso para visitar a exposição de longa duração custa R$ 6 (inteira) e R$ 3 (meia-entrada).

Serviço
Ano Novo chinês no Museu da Imigração
Local: Museu da Imigração
Dias: 20 de fevereiro de 2016
Horários: 12h – Food truck de comida chinesa; 14h – Escrita com Mestre Ming; 15h – Dança do Dragão, Dança do Leão, Kung Fu com a academia TLS Garra de Águia, Bian Lian Chinês (performance com máscaras); 16h – Aula de culinária com Bruna Kao.
Endereço: Rua Visconde de Parnaíba, 1316 – Mooca – São Paulo

Reportagem: Assessoria. Foto: Divulgação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Search

siga-nos

ENQUETE

Como você avalia a gestão do governador Tarcísio de Freitas?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...
Categorias

Nuvem de tags