quinta-feira, 25 de abril de 2024

Jovens artistas de Cidade Tiradentes lançam cooperativa cultural para estruturar projetos

Neste sábado, dia 11 de abril, aconteceu o lançamento da primeira Cooperativa de Artistas, fundada por coletivos do bairro Cidade Tiradentes: Núcleo Teatral Filhos da Dita, Cia Teatral aos Quatro Ventos e Circo Teatro Palombar.

O evento aconteceu no Centro Cultural Arte em Construção (Avenida dos Metalúrgicos, n° 2.100). A cerimônia contou com apresentações artísticas dos grupos que compõem o projeto, e um coquetel foi oferecido aos convidados.

A criação da cooperativa integra o projeto Cooperativa de Artistas – Produzindo Caminhos Sustentáveis para a Vida, patrocinado pela Petrobras. Este é um importante passo para a emancipação destes coletivos artísticos, formados ao longo dos 10 anos de atuação do Instituto Pombas Urbanas em Cidade Tiradentes.

Os três grupos em questão são formados por moradores da região, com idade entre 15 aos 29 anos. São, aproximadamente, 15 integrantes que há muitos anos vêm se profissionalizando nas linguagens do circo e teatro, no Centro Cultural Arte em Construção. Segundo Cinthia Arruda, integrante do Grupo Pombas Urbanas, “a ação representa um fato inédito e de grande potencial transformador numa comunidade periférica de São Paulo”.

O projeto Cooperativa de Artistas teve início em 2014 com o objetivo de contribuir para a profissionalização destes jovens (já obtiveram seus registros profissionais de atores junto a Delegacia Regional do Ministério do Trabalho), além de estimular neles o aprimoramento na função de arte educadores, junto às crianças, jovens e adolescentes do bairro.

A criação dessa personalidade jurídica própria possibilita, além da sustentação dos grupos por meio da arte, a reversão de um quadro de estigmatização social que é exercida, constantemente, sobre a população jovem periférica.

Os artistas em questão, chegaram ao Instituto para participar de oficinas de iniciação artística nas linguagens de circo e teatro, ministradas pelos atores do Pombas Urbanas.

Com o passar do tempo, por identificação, estes jovens começaram a se organizar coletivamente e a aprofundar seus conhecimentos, tendo a arte como um projeto de vida.

Nos últimos anos, além da dedicação às suas produções artística, eles também se envolveram diretamente na gestão do Centro Cultural Arte em Construção, contribuindo para a democratização do acesso à produção cultural da comunidade. Agora, acreditam que este é o momento certo para seguirem um caminho que garanta a autonomia e sustentação das companhias.

Reportagem: Assessoria de imprensa. Foto: Divulgação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Search

siga-nos

ENQUETE

Como você avalia a gestão do governador Tarcísio de Freitas?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...
Categorias

Nuvem de tags