quinta-feira, 28 de março de 2024

Siurb anuncia início de obra do Córrego Aricanduva

Uma das prioridades da Prefeitura, obra está em fase de contratação. 

As obras consistem na execução de um parque linear (Caguaçu), piscinão Taboão e Riacho dos Machados, canalização de mais 1,5 km, além do sistema viário da avenida Vila Nova Artigas. Estas obras são parte integrante dos lotes 1 e 2 do projeto de canalização do córrego Aricanduva. A meta é começar as obras em março deste ano.
A licitação é um RDC – presencial, Regime Diferenciado de Contratação, que consiste basicamente em apresentar as propostas comerciais (preços) e a habilitação das empresas na mesma licitação.

A sessão do dia 22 de janeiro foi a de preços, e no dia 23, a abertura da habilitação. As obras do córrego Aricanduva têm investimento do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento, no valor de R$ 366 milhões.

As obras estão divididas em dois lotes: o primeiro engloba a execução de quatro mini-piscinões – R3, R6, R 7 e R 8 – responsáveis por evitar inundações nas áreas baixas próximas ao córrego Aricanduva; o alteamento de dois pontilhões (rua Manilha e avenida Itaquera) que estão localizados ao longo da avenida Aricanduva; a implantação do piscinão Machados (223.000m³ ou 223 milhões de litros); e a readequação e prolongamento do sistema viário da avenida Arquiteto Vilanova Artigas (40.000m² de área pavimentada, 4 mil metros de extensão).

O segundo lote prevê a construção do piscinão Taboão (188.112m³ ou 188 milhões e 112 mil litros); a implantação de 3 parques lineares totalizando uma área de 55.000m², que ficam localizados entre o final da avenida Aricanduva, a avenida Ragueb Chohfi, e a avenida Jacu-Pêssego, e o Parque do Carmo, sendo: paisagismo, urbanização, arborização, infraestrutura, saneamento e iluminação; a urbanização e a readequação de estruturas de extravasão dos piscinões AR 1, AR 2, AR 3 e Limoeiro, os quais já estão implantados, mas precisam de obras para aumentar a vida útil do equipamento e capacidade de armazenamento.

História
A bacia hidrográfica do córrego Aricanduva é uma das maiores bacias da cidade de São Paulo, com área de contribuição de 100km² e extensão de 20 quilômetros.

Os principais afluentes são: córregos Riacho dos Machados, Rincão, Taboão, Inhumas, e Rapadura. As primeiras obras de canalização do Aricanduva datam de 1970 e 1980. Nos últimos 30 anos, a maioria dos córregos afluentes do córrego Aricanduva foram canalizados, contribuindo para o aumento da velocidade de escoamento de suas águas, provocando o rápido acumulo nos pontos de inundações.

Reportagem: Assessoria de imprensa. Foto: Rodrigo Silva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Search

siga-nos

ENQUETE

Como você avalia a gestão do governador Tarcísio de Freitas?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...
Categorias

Nuvem de tags