quinta-feira, 28 de março de 2024

CET nos bairros da zona leste

Espaços receberão serviços de sinalização viária, eventos gratuitos de Educação de Trânsito e visita de base móvel.

A quarta edição do programa CET  no Seu Bairro inicia na semana de 19 de maio, em mais sete bairros da cidade. Serão feitas a manutenção/implantação de sinalização viária (vertical e horizontal), recuperação de semáforos e revitalização de abrigos/totens de ônibus, além de eventos gratuitos com ênfase na Educação de Trânsito. Os bairros contemplados na zona leste na quarta edição do programa são:

Lageado – na região Leste (Subprefeitura São Miguel Paulista)
Posto móvel: Estrada Lageado Velho, 1012

Jd. IV Centenário – na região Sudeste (Subprefeitura São Mateus)
Posto móvel: Av. Barreira Grande x Av. Luiz Pires de Minas

Mapeamento de projetos
A CET já fez um levantamento prévio das necessidades relativas à mobilidade urbana em cada um dos locais que serão atendidos nesta quarta etapa. A estimativa é que, para os projetos já mapeados, serão utilizadas 700 placas de sinalização, implantados 10,5 mil metros quadrados de sinalização de solo, implantadas ou revitalizadas 420 faixas de pedestres, 210 intervenções em lombadas (entre manutenção e implantação de novos dispositivos), entre outros serviços.

Lembrando que este projeto conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, da Coordenação das Subprefeituras, Secretaria Municipal de Serviços e da SPTrans. As intervenções nos bairros prevêem, inclusive, instalação de abrigos e totens.

Na foto é possível observar um projeto que será implantado nesta nova etapa no Jardim Iporanga.

Ações de Educação de Trânsito
O trabalho de educação no trânsito prevê que serão atendidas 48 escolas nestes sete bairros, num universo de 8.246 alunos envolvidos nas atividades. Ao todo, serão feitas 252 ações tanto nas escolas quanto nas vias do entorno. O objetivo é envolver não só os estudantes mas também abranger toda a comunidade no trabalho educacional.

Balanço acumulado das três primeiras etapas do CET no Seu Bairro
A CET concluiu o balanço provisório acumulado das melhorias viabilizadas nas três etapas já realizadas do CET no Seu Bairro. Em cada uma delas, o Programa chegou a sete regiões:

Região
José Bonifácio
Mascarenhas de Moraes
Parque São Rafael
Vila Carmosina

Conceito
Lançado em 17 de fevereiro de 2014, o programa CET no Seu Bairro é um esforço compartilhado entre várias áreas da Administração Municipal: além da CET, as Subprefeituras, a Superintendência das Usinas de Asfalto (SPUA, órgão ligado à Secretaria de Coordenação das Subprefeituras), a SPTrans e o Ilume (Departamento de Iluminação Pública, vinculado à Secretaria de Serviços) também participam.

O objetivo é melhorar a mobilidade dentro do bairro, aprimorando a sinalização de trânsito em prol da segurança viária. Por mês, sete regiões serão atendidas, totalizando 70 visitadas até o final deste ano. O cronograma do Programa está estruturado da seguinte forma:

As primeiras duas semanas do mês são dedicadas ao planejamento das ações previstas, levantamento de informações que a CET já possui sobre a região e das necessidades em campo, a partir da oitiva feita por assessores comunitários da CET com a população e lideranças locais.

A terceira semana do mês é marcada pela realização dos serviços de sinalização propostos, promoção de ações gratuitas de educação de trânsito e, ainda, pela continuidade do levantamento das necessidades em campo, agora a partir de uma base móvel de apoio (um micro-ônibus) estacionada num ponto estratégico do bairro para receber e cadastrar os pedidos dos munícipes.

Na quarta e última semana do mês, a base móvel dá lugar a vistorias de técnicos, gestores, engenheiros e arquitetos da CET para avaliar as implantações e planejar os ajustes no que for necessário.

Ações educativas
Além de cuidar da mobilidade do bairro e tratá-la com projetos de sinalização e engenharia viárias, o CET no Seu Bairro tem na Educação de Trânsito outra frente de atuação importante. As iniciativas nessa área ocorrem em algumas escolas selecionadas nas sete regiões considerando-se o histórico de acidentes próximos às mesmas e em algumas instituições a
exemplo de associações e UBS. Elas recebem intervenções educativas gratuitas de teatro, bate papo cm marronzinho em sala de aula, caminhadas da cidadania, palestras, etc.

Reportagem: Da redação. Foto: Divulgação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Search

siga-nos

ENQUETE

Como você avalia a gestão do governador Tarcísio de Freitas?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...
Categorias

Nuvem de tags