quinta-feira, 25 de abril de 2024

38 anos do metrô em São Paulo

Aniversário marca melhorias para linhas da cidade e da zona leste.

O Metrô de São Paulo, o primeiro do país, completou, dia 14 de setembro, 38 anos de operação comercial, com a marca de transportar 22,1 bilhões de passageiros desde quando começou a funcionar, o correspondente a três vezes a população mundial, cerca de 17 vezes a população da China ou 111 vezes a população do Brasil.

Atualmente, a média de passageiros transportados é de cerca de 4,7 milhões em dias úteis, incluindo 650 mil da Linha 4-Amarela. Os trens das quatro linhas operadas pela companhia já percorreram 352 milhões de quilômetros, distância equivalente à realização de 463 viagens de ida e volta à Lua.

O Metrô foi fundado como empresa municipal há 44 anos (em 24 de abril de 1968), mas apenas em setembro de 1972, foi realizada a primeira viagem, no pátio Jabaquara. Em 14 de setembro de 1974, foi colocado em operação o primeiro trecho, entre as estações Jabaquara e Vila Mariana, estabelecendo, a partir de então, um novo conceito de transporte na cidade de São Paulo.

O sistema de metrô da capital paulista, composto por cinco linhas, 74,3 quilômetros de extensão e 64 estações, está entre os mais utilizados do mundo, com um volume de 57 mil passageiros transportados por dia útil / km de linha

Melhorias na Zona Leste

O Metrô divulgou um infográfico com novas linhas e trajetos. A princípio, os nomes são: Linha 6-Laranja, com o custo de 8,1 bilhões. A obra é um projeto e aguarda aprovação da apresentação do modelo final. Terá 34,1 km e 33 estações. Seguirá da Brasilândia, na Zona Norte, ao Jardim Marília, na Zona Leste. Algumas estações apresentadas no mapa são: Higienópolis-Mackenzie, Bela Vista e São Joaquim, no primeiro trecho, e depois, no segundo, Aclimação, Parque da Mooca, Vila Bertioga, Vila Canero, Anália Franco, Montemagno, Renata, João XXIII, Vila Antonieta e Jardim Marília – Cidade Líder. Se o projeto for aprovado e as obras concluídas, a estação Anália Franco fará ligação entre as linhas 2-Verde e 15-Branca.

As obras da Linha 15-Branca, que vai ligar a zona leste até Guarulhos, serão iniciadas no segundo semestre de 2013. Serão mais 13,5 km de extensão e 12 estações (Orfanato, Água Rasa, Anália Franco, Vila Formosa, Guilherme Giorgi, Nova Manchester, Penha, Penha de França, Tiquatira, Paulo de França e Dutra). Terá interligação com outras três linhas do Metrô (2-Verde, 3-Vermelha e a 6-Laranja) e três da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), as linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade.

Redução de Tarifas

Durante entrega de novos trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), dia 19, o governador Geraldo Alckmin anunciou redução no valor das tarifas da Linha 5-Lilás do Metrô e 9-Esmeralda da CPTM, entre 9h e 10h, de segunda a sexta-feira, a partir de 15 de outubro. O desconto será de R$ 0,50 no valor da passagem, que custa R$ 3. O objetivo da iniciativa é melhorar a distribuição do fluxo de passageiros, principalmente nas estações de integração Santo Amaro e Pinheiros. Diariamente pela manhã, 75,7 mil passageiros utilizam a Linha 5 do Metrô, que vai de Capão Redondo ao Largo Treze. No mesmo período, 132 mil passageiros passam pela Linha 9 da CPTM, que liga Grajaú , na zona sul, ao município de Osasco.

Mais informações

No site www.saopaulo.sp.gov.br você encontra o infográfico do programa expansão do metrô.

Reportagem: Da redação. Foto: Reprodução.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Search

siga-nos

ENQUETE

Como você avalia a gestão do governador Tarcísio de Freitas?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...
Categorias

Nuvem de tags